Saúde: colaboradores do SAAE Caxias recebem orientações sobre medidas preventivas de combate ao coronavírus

A prefeitura de Caxias segue trabalhando no combate ao coronavírus. Diversas ações estão sendo desenvolvidas para evitar a disseminação da Covid-19 e orientar corretamente a população sobre as medidas preventivas. Uma dessas ações foi realizada, por meio da parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e a Secretaria Municipal de Saúde, para orientar e reforçar a saúde dos colaboradores da Autarquia que prestam um serviço essencial e não podem parar suas atividades durante a pandemia.

A atividade contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins de Sousa; do infectologista, Vinícius Eulálio e da coord. da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Camila Lopes.

“O SAAE é uma empresa da base de saúde da prefeitura e a nossa preocupação se projeta exatamente nas equipes que precisam estar na linha de frente. Então, a gente já direcionou várias ações para o saneamento despertando o conhecimento e a segurança dos colaboradores do SAAE, gerando benefícios para as pessoas. Precisamos focar nos cuidados e na profilaxia, melhorar a resistência orgânica para que as pessoas não se contaminem com facilidade e, em caso de contaminação, tenham efeitos leves”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins de Sousa.

Durante a ação, os colaboradores da Autarquia puderam receber orientações e tirar as dúvidas sobre medicação e outras medidas de combate à Covid-19.

A gente veio conversar com os colaboradores do SAAE sobre medidas de prevenção, como uso da ivermectina, que é um medicamento seguro e com poucos efeitos colaterais que pode ser usado pela população de forma geral, além de conscientizar sobre todas as medidas preventivas contra o coronavírus como evitar a aglomeração; lavar bem as mãos; evitar levar as mãos aos olhos e à boca. Esse é o verdadeiro combate contra o coronavírus”, orienta o médico.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, reforçou o compromisso em valorizar as pessoas e prestar um serviço de excelência à comunidade.

O SAAE Caxias tem o compromisso de valorizar as pessoas, e para que Caxias tenha um serviço público de excelência temos que ter uma equipe bem cuidada e motivada. Por ser uma Autarquia que presta um serviço essencial, neste período de pandemia não podemos parar, adotamos medidas para garantir o funcionamento da área operacional redobrando as medidas de segurança, como a distribuição de máscaras e álcool em gel para os nossos colaboradores; além de orientações”, reforçou.

A colaboradora, Raylane Martins, elogiou a iniciativa da Autarquia. “Essa ação foi de suma importância para sanar algumas dúvidas que a gente tem em relação ao coronavírus, um inimigo invisível do qual não temos o total conhecimento. Pudemos entender sobre medicação e procedimentos que podem ser tomados para nos prevenir”.