SAAE une forças em defesa do rio Itapecuru

“A Revitalização dos rios maranhenses e suas nascentes” foi o tema de um seminário realizado hoje em Caxias. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias, Arnaldo de Arruda Oliveira e os coordenadores Wilson Vieira, Edson Mauro e José Antônio Pereira participaram do evento que reuniu autoridades federais, estaduais e municipais; representantes da sociedade civil e a população.

O seminário é uma iniciativa do Instituto Cidade Solidária e do gabinete do senador Roberto Rocha em parceria com a prefeitura de Caxias e tem o objetivo de despertar o desenvolvimento de políticas públicas para a recuperação dos rios maranhenses.

Para o Diretor do SAAE, Arnaldo de Oliveira Arruda, a questão da revitalização dos rios maranhenses e suas nascentes é uma questão de política pública e que necessita do apoio de todos. “Essa é uma questão que necessita da união de todos, da comunidade e o SAAE juntamente com a prefeitura de Caxias está empenhado nesse propósito, por isso estamos aqui unindo forças para contribuir para essa revitalização e quem ganha com isso é a população maranhense”.

Banhada pelo rio Itapecuru, o rio que nasce e deságua em terras 100% maranhenses, Caxias é a terceira cidade a receber o evento. Para o prefeito Fábio Gentil, essa é uma oportunidade de discutir melhorias para a revitalização das águas do rio. “A revitalização do Itapecuru é necessária, ele é responsável por abastecer boa parte da população maranhense. Caxias acolhe essa temática de braços abertos e une forças para encontrar soluções pertinentes para a preservação do nosso rio”.

De acordo com pesquisas da Universidade Estadual do Maranhão, o rio Itaperucu está com sua bacia hidrográfica completamente modificada devido ao uso incorreto de seu solo, da poluição de suas águas, o que leva à escassez dos peixes. O desmatamento das margens do rio é um dos fatores responsáveis pela degradação da bacia, o qual contribui para o processo de assoreamento.

Para um dos idealizadores do evento, o senador Roberto Rocha, a questão da água precisa estar mais presente na pauta política do Estado, por isso a importância do seminário. “Esse projeto de revitalização passa por um projeto bem mais amplo que envolve pesquisas, estudos e ações fundamentais para a sobrevivência dos rios, é algo muito mais volumoso que requer o investimento de recursos e a união de forças.

*fotos: ASCOM/Prefeitura de Caxias