SAAE e prefeitura de Caxias inauguram sistema de abastecimento de água na zona rural

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias continua o trabalho de levar qualidade de vida para os moradores da zona de rural da cidade. Desta vez cerca de 60 famílias do povoado Rosário, localizado no 1º Distrito de Caxias, serão beneficiadas com água nas torneiras. O sistema de abastecimento vai ser inaugurado nesta sexta-feira (13), a partir das 9h, com a presença do prefeito Fábio Gentil e autoridades.

Com 3.400m de extensão de rede, o sistema de abastecimento de água conta com a estrutura de poço tubular com um motor de 1,5 cv de potência, um reservatório com capacidade de 10.000L, além de um inversor de frequência que converte a energia monofásica para trifásica e melhora as proteções elétricas, uma inovação do SAAE Caxias, o primeiro do Nordeste a investir nesse tipo de tecnologia para acionamento de bombas submersas de poços.

O inversor de frequência é uma inovação do setor industrial que aumenta a proteção elétrica do sistema, além de gerar uma economia de até 30% no consumo de energia”, explica o técnico em eletroeletrônica do SAAE, Ismael Santana.

Essa é mais uma obra do SAAE que vem melhorando a vida de quem mora na zona rural de Caxias. Em agosto, 32 famílias dos povoados Porção e Goiabeira também foram beneficiadas com água potável dentro de casa. Foram instalados mais de 3.000m de extensão de rede para levar água de qualidade e saúde para essas comunidades que sofriam há mais de 10 anos tendo que pegar água de cacimbão.

Pra gente é muito gratificante melhorar a vida dessas famílias que precisavam carregar água na cabeça para o consumo e a realização das tarefas domésticas, uma água que não era de qualidade. Agora, elas vão ter água potável dentro de casa. E o serviço não para com ampliação da rede, o SAAE vai disponibilizar uma equipe que, semanalmente, vai fazer o monitoramento da qualidade da água dessa comunidade”, enfatiza o diretor do SAAE, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira.

Para João Batista, de 64 anos, ter água em casa é muito gratificante. “Pra gente que mora aqui há mais de 40 anos, é só alegria e satisfação com essa obra que vai trazer água pra dentro da nossa casa. A gente já sofreu tanto tendo que pegar água do riacho do Itapecuru e depois de córrego e cacimbão. O que o SAAE está fazendo é muito gratificante”, fala seu João Batista.

Dona Maria José, de 70 anos, esposa de João Batista, é só alegria porque “agora eu vou poder ter água para fazer as atividades de casa com mais tranquilidade, lavar minhas roupas e limpar a casa, tudo que a gente faz com tanto sacrifício, vai melhorar demais a minha vida”, elogia.

Mais informações:
Serviço: Inauguração do sistema de abastecimento de água
Data: Sexta-feira (13)
Local: Povoado Rosário