SAAE e prefeitura de Caxias ampliam sistema de abastecimento de água na zona rural


O SAAE continua o trabalho de levar qualidade de vida para os moradores da zona rural de Caxias, uma das prioridades do governo Fábio Gentil. Desta vez a equipe está trabalhando na ampliação da rede de abastecimento de água do povoado Rosário, localizado no 1º Distrito de Caxias, onde mais 34 famílias serão beneficiadas com os novos 1.523 m de rede.

O sistema de abastecimento conta com um poço tubular, um reservatório com capacidade de 10.000 L, além de um inversor de frequência que converte a energia monofásica para trifásica e melhora as proteções elétricas, uma inovação do SAAE Caxias, o primeiro do Nordeste a investir nesse tipo de tecnologia para acionamento de bombas submersas de poços.

O inversor de frequência é uma inovação do setor industrial. Este equipamento aumenta a proteção das bombas, além de gerar uma economia de 30% no consumo de energia.”, explica o técnico em eletroeletrônica do SAAE, Ismael Santana.

Essa é mais uma obra do SAAE que vem melhorando a vida de quem mora na zona rural de Caxias. No mês passado, 32 famílias dos povoados Porção e Goiabeira também foram beneficiadas com água potável dentro de casa. Foram instalados mais de 3.000 m de extensão de rede para levar água de qualidade para essas comunidades que sofriam há mais de 10 anos, tendo que pegar água de cacimbão.

É muito gratificante ajudar a melhorar a vida dessas famílias, que antes precisavam carregar água sem qualidade para o consumo doméstico. Agora elas vão ter água potável dentro de casa. E o trabalho do SAAE não termina aqui, pois a nossa equipe vai fazer o monitoramento semanal da qualidade da água dessa comunidade.”, enfatiza o diretor do SAAE, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira.

Para João Batista, de 64 anos, ter água em casa é muito gratificante. “Pra gente que mora aqui há mais de 40 anos, é só alegria e satisfação com essa obra que vai trazer água pra dentro da nossa casa. A gente já sofreu tanto tendo que pegar água do riacho do Itapecuru e depois de córrego e cacimbão. O que o SAAE está fazendo é muito gratificante”, fala seu João Batista.

Dona Maria José, de 70 anos, esposa de João Batista, é só alegria porque “agora eu vou poder ter água para fazer as atividades de casa com mais tranquilidade, lavar minhas roupas e limpar a casa, tudo que a gente faz com tanto sacrifício, vai melhorar demais a minha vida”, elogia.