SAAE Caxias participa do 47º Congresso Nacional de Saneamento


Com o tema principal “Saneamento Público Municipal: um caminho para o Brasil” começa na próxima segunda-feira (19) um dos maiores eventos anuais de saneamento da América Latina, o 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (Associação Nacional dos Serviços de Saneamento). O encontro acontece até o dia 22 de junho, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), reunindo participantes de todas as regiões do Brasil.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira e o coordenador administrativo, Vinícius Marques, participam do evento que inclui palestras, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias, visitas técnicas e feira de saneamento básico com mais de 50 estandes.

Para o diretor Arnaldo de Arruda Oliveira, que é especialista em engenharia de saneamento básico e meio ambiente, é grande a expectativa para o congresso visto que é um dos mais importantes eventos de saneamento do país. “Esse congresso é uma grande possibilidade para nós do SAAE de Caxias trocar experiências e acompanhar de perto as novas tecnologias na área, além do contato com autoridades e estreitar possibilidades para novos investimentos no setor de saneamento público”, explica.

O SAAE Caxias é membro da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae, que está coordenando o evento, uma organização não governamental sem fins lucrativos, que busca o fortalecimento e o desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento em todo o país.

Participarão do congresso os principais especialistas do setor de saneamento básico, gestores públicos, representantes do Governo Federal, pesquisadores, lideranças de movimentos sociais e de organizações não governamentais. O destaque da abertura ficará por conta do assessor para água e saneamento da Organização das Nações Unidas (ONU), Léo Heller, que abordará o saneamento básico como direito humano fundamental durante a conferência magna do Congresso.

O diretor Arnaldo de Arruda participa ainda como coordenador de um dos painéis do evento: “Gestão de resíduos especiais e logística reversa”, que vai ser realizado no dia 22 de junho.

Em Campinas, o Congresso marca os 10 anos de criação da Lei Federal do Saneamento Básico (11.445/2007), que assegurou aos municípios a titularidade dos serviços, apresentando diretrizes para a universalização do acesso aos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.