SAAE Caxias instala hidrante na av. Senador Alexandre Costa


A equipe de engenharia do SAAE Caxias realizou, nesta quarta-feira (15), a instalação de um hidrante na av. Senador Alexandre Costa, em frente à sede da Casa Brasil, no res. Hélio Queiroz. A Ação é fruto de uma parceria entre a Autarquia e o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Atualmente, existem hidrantes localizados nos bairros Trezidela; Vila Paraíso, Residencial Eugênio Coutinho e Centro. O equipamento é instalado diretamente na rede de abastecimento de água para o uso imediato e auxilia o trabalho e ação do Corpo de Bombeiros, um dos instrumentos mais eficazes no combate a incêndios nas ruas, em edifícios e indústrias.

Segundo o diretor da Autarquia, o engenheiro Arnaldo Arruda, o SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, tem a missão de levar qualidade de vida para a população caxiense. “Além de garantir água potável para o consumo humano, estamos instalando hidrantes para garantir a segurança da cidade. Caso ocorra algum incêndio, o Corpo de Bombeiros terá um maior tempo de resposta para resolver o problema. E a av. Senador Alexandre Costa é um local estratégico estão localizados postos de combustível, escolas, restaurantes e lanchonetes, além de residências e uma distribuidora de gás”.

O SAAE Caxias, além de ser responsável pela instalação dos hidrantes, realiza também a manutenção, dando apoio técnico, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Esses equipamentos são de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros e o SAAE é responsável pela instalação e manutenções. Uma parceria que visa garantir a proteção da população de Caxias contra os episódios de incêndios veiculares e em estabelecimentos comerciais, bem como urbanos e de natureza florestal”, enfatizou o comandante do 5º BBM, Major Herisson Mouzinho.

Mais informações:

 Hidrante de solo: Esse tipo de hidrante só pode ser usado pelo Corpo de Bombeiros, pois no chão, ao lado dele, existe uma tampa de ferro ou concreto sobre um registro que só pode ser aberto com uma chave específica, que está sempre sob posse do Corpo de Bombeiros local.

O hidrante de solo conta com 1 ou mais saídas para mangueiras alguns tem ainda uma válvula para controlar a vazão da água.

Hidrante industrial: São instalados na rede industrial em locais estratégicos. Esse tipo de hidrante para incêndio utiliza água reservada para incêndio. Independente do segmento industrial, é obrigatório que as empresas com área construída igual ou maior que 750m² instalem o equipamento.

Hidrante de parede: Como o próprio nome indica, esse hidrante é instalado na parede e deve estar sempre disponível aos bombeiros ou brigadistas, caso seja necessário combater incêndio. Esses hidrantes são guardados em caixas apropriadas junto com seus acessórios, como esguicho, chave de mangueira e mangueira de incêndio.