Sete povoados da zona rural de Caxias estão sendo beneficiados com a implantação de sistemas completos de abastecimento de água potável. Na manhã do dia 29.05, técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba-CODEVASF e SAAE estiveram vistoriando as obras no Povoado Cupins.
No povoado foi perfurado um poço artesiano com vazão de 18 mil litros/hora e está sendo implantada rede de distribuição com 5 mil e 500 metros. Representando o Prefeito Léo Coutinho, estava o Engenheiro Carlos Alberto Martins e representante da CODEVASP, o Técnico Analista de Desenvolvimento Regional, Engenheiro Gustavo Talge Ferreira, que ficou satisfeito com o andamento e qualidade da obra em execução. A obra está sendo realizada com recursos oriundos de convênio com o Ministério da Integração, no valor de 2 milhões e 58 mil reais, para atender os povoados de Araras, Jacurutu 2, Marruá, Aliança e Santa Rosa, Cupins, São Bartolomeu e São Martins, onde beneficiará mais de 2 mil e 800 pessoas.
Os sistemas que estão sendo implantados contam com poço tubular (PT), revestido de PVC aditivado com pré-filtro de material quartzoso, proteção sanitária (selo sanitário), cubículo de proteção do quadro de comando, reservatórios para distribuição, conjunto moto-bomba submersível e rede de distribuição de tubos de PVC, rígidos incluindo conexões e peças especiais com diâmetro 50mm.
GERAÇÃO DE RENDA – A implantação dos sistemas de abastecimento de água, além de levar saúde e qualidade de vida, gera emprego e renda para a os moradores das comunidades. Uma exigência do Prefeito Léo Coutinho, como nos conta o jovem Sérgio Araújo Veras (24) morador do povoado Cupim e pai de dois filhos: “é uma benfeitoria muito boa, pois água é vida e a gente sofria muito com a falta dela, sem falar que está gerando renda, o pessoal que está cavando as valas e eu que estou trazendo água para a construção. Estamos muito felizes” afirmou o jovem.
A Dona Francisca Cristina Silva, moradora da localidade há 36 anos está satisfeita ao vê os tubos sendo implantados em frente à sua residência: “Isso é quase um sonho, pois a gente não tinha água, já batalhamos tanto para ter, agora podemos vê os canos sendo colocados no chão, realmente é uma benção”, disse feliz a dona de casa. O diretor do SAAE, Eng. Carlos Alberto Martins ressaltou a importância de um investimento como este para a universalização dos serviços de saneamento básico. “Caxias está de parabéns, principalmente a zona rural, pois este projeto foi conduzido através do SAAE, Prefeitura de Caxias e CODEVASF para que hoje estivéssemos aqui solucionando o problema de água para quase 3 mil pessoas. É uma obra que nem o SAAE e muito menos a prefeitura têm contato com a verba que é repassada diretamente para o prestador de serviço que venceu a licitação”.