Os povoados Trabalhosa, Santa Rita e Macaúba receberam investimentos na melhoria do abastecimento de água potável. No total são 102 famílias beneficiadas com extensão de rede de cerca de 4 mil metros, ligação domiciliar, revitalização do poço tubular(PT) com clorador e implantação de reservatório de 20 mil litros. Agora mais de 500 pessoas recebem água potável regularmente em suas residências. No total são 1.060 famílias do 1°, 2° e 3° distrito beneficiadas. A meta é universalizar o fornecimento de água para todo o município como orienta a Lei 11.445 de 2007 e determina o prefeito Leonardo Coutinho.
O presidente da associação de moradores do povoado Santa Rita, Edson Eldo Medeiros, esteve reunido com o diretor geral do SAAE/Caxias eng. Carlos Alberto Martins, ele veio agradecer o empenho do órgão e a agilidade com que a obra foi realizada. Segundo ele as famílias sofriam para terem água em suas residências e na maioria das vezes não era água de qualidade: “nossas famílias pegavam água de cacimbas, sujeita a todo tipo de sujeira. Nossos filhos viviam doentes e hoje a realidade já é outra, temos água potável em nossas portas, estamos todos felizes”. Ressalta ele. O diretor do SAAE/Caxias enfatizou ter recebido determinação do prefeito para que antes do término de seu mandato o município tenha na zona rural 100% de cobertura de abastecimento de água. Na zona urbana contamos com 95%. “É uma determinação do prefeito e uma obrigação nossa, levar água de qualidade a todos os caxienses, seja da zona urbana como rural”, afirmou Carlos Martins.
INVESTIMENTOS DA PREFEITURA – A prefeitura implantou, com recursos próprios, nos povoados Cabeceira dos Cavalos, Cajazeiras e Porto do Paiol, cerca de 6 mil metros de extensão de rede de distribuição de água. No total, em parceria com a autarquia SAAE foram implantados quase 28 mil metros de tubos e investidos mais de 1 milhão de reais na qualidade do abastecimento de água para a zona rural. Os povoados Batalha, Poraquê, Estiva e Vila Esperança receberam 21 mil metros de tubos em extensão de rede de distribuição de água. Um salto na qualidade de vida de milhares de cidadãos da zona rural.
PARCERIA – A parceria entre CODEVASF, Prefeitura Municipal e SAAE, está levando para a zona rural mais 7 sistemas completos de abastecimento de água. Mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas. Vão ser implantados, até o final da execução dos projetos, 28 mil metros de rede de distribuição de água. No povoado Cupins (63 famílias), já está quase tudo pronto. O poço tubular(PT) já foi perfurado, a rede de distribuição com mais de 5 mil metros já foi implantada restando penas a ligação elétrica que é feita pela CEMAR, para colocar o sistema em operação. No povoado São Bartolomeu(78 famílias) o poço já foi perfurado e a rede de distribuição com 6 mil e 800 metros está em fase de implantação. O total dos investimentos do convênio CODEVASF, SAAE e Prefeitura fica em torno de 2 milhões de reais. Recursos fiscalizados pela Caixa Econômica Federal e a qualidade das obras pelos técnicos do SAAE e CODEVASF.