Estudantes visitam estação de tratamento de esgoto do SAAE Caxias


Estudantes do curso técnico de Agroindústria do IFMA – Campus Caxias tiveram uma aula diferente. Eles visitaram a estação de tratamento de esgoto (ETE) do bairro Volta Redonda.

Para o professor de Saneamento Básico, Aciel Tavares, a visita é importante para que os alunos compreendam um dos processos do saneamento básico, que é o tratamento de esgoto. “A partir da visita, nós iremos discutir as informações repassadas sobre a porcentagem de coleta de esgoto de acordo com a legislação do saneamento. Também é uma oportunidade desses futuros profissionais perceberem na prática como funciona uma estação e o papel deles de fiscalizar esse tratamento”, enfatizou o professor.

Para coordenador de produção e qualidade do SAAE Caxias, Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como o esgoto é coletado e tratado, e os cuidados com o meio ambiente, além de apresentar os canais de comunicação com o SAAE. Assim, eles saem daqui mais conscientes, e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem”.

“Eu não conhecia essa estação de tratamento de esgoto, e eu achei muito interessante acompanhar as etapas do processo de tratamento e levar a prática pra dentro da sala de aula”, elogiou a estudante Lorena Oliveira.

Para o estudante Ian Nunes “é de suma importância como o esgoto é coletado e tratado, bem como a preocupação com a questão ambiental. Temos um papel importante como cidadão e também como futuros profissionais”.