Estudantes visitam estação de tratamento de água do SAAE de Caxias


Alunos do 7° ano, do Colégio Militar “2 de Julho” de Caxias, tiveram uma aula diferente nessa quarta-feira (22). Eles visitaram a estação de tratamento de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE localizada no bairro Volta Redonda.

Na estação responsável pelo abastecimento de água de 60% da população caxiense, os estudantes conheceram de perto as etapas do processo de tratamento da água. Um processo que envolve custos com energia, produtos químicos e mão de obra, para assim, garantir que a água esteja dentro dos critérios de potabilidade exigidos pelo Ministério de Saúde.

A visita faz parte de projeto interdisciplinar “Água: recurso indispensável à vida”, desenvolvido na escola que tem o objetivo de promover conhecimento sobre os processos de tratamento da água e transformar os estudantes em multiplicadores do uso sustentável da água potável.

A instituição está de parabéns, a visita possibilitou aos nossos alunos entender melhor a parte prática do que acontece na realidade na estação de tratamento de água”, ressaltou o professor de Ciências do Colégio Militar, Francinaldo Rocha.

A atividade é uma oportunidade de troca de experiências entre os técnicos do SAAE Caxias e as novas gerações, como forma de orientar sobre o consumo consciente da água potável.

“É importante as pessoas conhecerem o nosso trabalho nas estações e o processo de tratamento da água para compreender a dedicação dos nossos colaboradores e todo o custo para tornar a água pronta para o consumo. E assim, tornam-se mais conscientes”, explica o Químico Industrial do SAAE Caxias, Isaías Mourão.

Na estação, eles aprendem que a água passa por diversas etapas desde a captação – no rio Itapecuru, passando pelas etapas de coagulação; floculação; decantação; filtração; cloração; correção do PH; fluoretação; armazenamento nos reservatórios até à distribuição.

“Eu achei bem interessante, explicativo e bem prático. Aqui, vimos como água vem e como a água vai. Descobri que a água que sai da nossa torneira passou por muitos processos, é interessante isso, eu gostei muito”, elogiou o estudante, José Lucas.

“Eu achei muito interessante, uma visita que gera conhecimento”, ressaltou a estudante, Rebeca Silva.

Após a visita, os estudantes saem estimulados a mudar hábitos na hora de usar a água dentro de casa e assim, contribuem para diminuir o desperdício.

Meio Ambiente

Desde 2017, o SAAE Caxias abre as portas para centenas de alunos e a comunidade em geral conhecer na prática o trabalho de seus profissionais nas estações de tratamento de água e esgoto. Além de realizar, juntamente com outras secretarias, ações educativas durante a semana do Meio Ambiente, Dia Mundial da Água, Dia Internacional das Florestas. Ações que educam e conscientizam para a preservação do meio ambiente.