Dia internacional da mulher: homenagens às colaboradoras e usuárias do SAAE Caxias


As mulheres desempenham funções essenciais no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE. E no dia internacional da mulher, celebrado nesta quarta-feira (08), elas tiveram um momento só pra elas, uma oportunidade de dar uma pausa nas atividades de trabalho para cuidar do corpo e da mente.

A programação especial foi desenvolvida no pátio da sede administrativa, localizado no Centro de Caxias, e contou com a parceria de mulheres profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST.

Na oportunidade, as colaboradoras puderam refletir sobre os avanços e os direitos conquistados ao longo dos anos e sobre a importância da mulher no ambiente organizacional. Além de refletirem sobre empoderamento feminino e empatia.

É muito importante a empresa reconhecer e proporcionar momentos como este dentro do ambiente organizacional, isso promove o bem-estar da mulher, a motivação, o bom desempenho nas suas atividades laborais, bem como favorece o clima de harmonia dentro da empresa, além de reconhecer a trajetória da mulher no seu trabalho e na vida”, destaca a psicóloga do CEREST, Fran Leite.

O SAAE Caxias conta com 43 colaboradoras, entre profissionais efetivas, contratadas e estagiárias. Elas exercem funções nas 04 coordenações da Autarquia, em setores como a contabilidade, comercial, engenharia, comunicação e produção e qualidade.

Durante a atividade, as colaboradoras também cuidaram do corpo, por meio de uma ginástica laboral nas mãos, dando carinho e atenção para esses membros que são essenciais para o desenvolvimento de atividades na empresa e dentro de casa.

Como nós utilizamos as mãos como ferramenta de trabalho, a gente veio dar ênfase aqui com as colaboradoras do SAAE Caxias, para que elas possam ter esse autocuidado, dar pequenas pausas, fazer alongamentos, usar um hidratante, fazer um relaxamento e, assim, evitem comprometimentos futuros no punho, as tendinites e doenças laborais. E as mulheres, em especial, exercem uma dupla jornada – no local de trabalho e em casa, então precisam cuidar ainda mais das mãos”, explica a terapeuta ocupacional do CEREST, Dyener Moura.

A colaboradora do SAAE Caxias, Patrícia de Aguiar, elogiou a ação em homenagem às mulheres. “É uma atividade muito importante para ressaltar o nosso valor dentro da sociedade. Foi trazido o marco histórico do 08 de março, as nossas lutas e conquistas, como o direito ao voto e herança, bem como o real motivo do sentir e do ser mulher – que luta, batalha e é guerreira. Porque além do trabalho aqui no SAAE, a gente tem o nosso turno em casa, com os afazeres domésticos e com a família. E a atividade de hoje nos fez refletir e nos trouxe muitos conhecimentos, além de dinâmicas corporais pro nosso bem-estar”, elogiou a colaboradora.

O Diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, participou da programação e ressaltou o trabalho das mulheres em funções essenciais do SAAE Caxias. “As mulheres são importantes em todos os serviços aqui no SAAE e, assim como toda a equipe, nos orgulham. A direção do SAAE, assim como prefeito, Fábio Gentil, valoriza a mulher. Elas têm voz e não podem ficar caladas, são importantes pra sociedade, e essa é uma realidade que a gente precisa refletir. A gente sabe o peso que a mulher tem e as qualidades em casa e em todos os ambientes. A mulher tem um amor e um cuidado genuíno pelos filhos que se reflete em casa,  um cuidado que toda empresa também precisa. Eu considero muito importante, no ambiente do SAAE que genuinamente é masculino, ter cada vez mais espaço para mulheres dedicadas e competentes.  Elas são importantes e estão em setores essenciais do SAAE Caxias”, ressaltou o diretor.

E as usuárias do SAAE Caxias também foram lembradas. A mulher que compareceu à Central de Atendimento da Autarquia, além de toda atenção e carinho, recebeu um mimo pelo dia Internacional da Mulher, uma forma de homenagear também a população feminina.