Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do SAAE Caxias passa por treinamento


Os colaboradores do SAAE Caxias, novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA participam, até a próxima quinta-feira (30), de um treinamento preparatório. A comissão é formada por 14 integrantes – sete representantes dos empregados – escolhidos pelos trabalhadores por meio de votação, e sete representantes do empregador – nomeados pela diretoria.

O treinamento está abordando temas relacionados à saúde do trabalhador e o papel da comissão no ambiente de trabalho, com destaque para orientações sobre inspeção, investigação e análise de acidentes; campanhas de segurança; receberão instruções sobre primeiros socorros e equipamentos de proteção individual, além de instruções sobre os princípios básicos de prevenção de incêndios.

 

 “Estamos repassando para os trabalhadores do SAAE Caxias dicas de prevenção para evitar lesões ocupacionais durante a atividade laboral. São medidas como postura, atividades físicas e pausas no ambiente de trabalho, evitar a jornada dupla, para não sobrecarregar a musculatura, além de cuidar da parte psicológica e assim, garantir o equilíbrio”, orienta a terapeuta ocupacional do CEREST Caxias, Dyener Moura.

Formada de acordo com a norma regulamentadora 24, da portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho, a CIPA tem o papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, estar presente no dia a dia dos funcionários, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

De acordo com o técnico de segurança do trabalho do SAAE Caxias, Roberto Rivelino, esse curso visa preparar os novos integrantes da comissão para o papel que eles vão desempenhar a partir de agora. “Essa comissão vai atuar no combate às situações de risco no ambiente corporativo, por meio de medidas preventivas e preservando a saúde e a integridade física dos trabalhadores do SAAE”.