Colaboradores do SAAE Caxias participam da campanha Novembro Azul

No mês dedicado à saúde do homem, os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE participaram de uma roda de conversa sobre o câncer de próstata e pênis, nesta sexta-feira (24). A atividade faz parte da programação da campanha Novembro Azul, promovida pela coordenação da Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos finalizando o mês do novembro azul aqui, com os colaboradores do SAAE, mostrando as informações, os indicadores, procurando essa prevenção, pois boa parte dos que trabalham aqui são homens e precisam aderir ao serviço de saúde, precisam buscar o serviço de saúde mais acessível. Positivou em alguma coisa, vamos buscar uma clínica, vamos buscar o tratamento mais eficaz, e assim a gente faz a valorização da vida, faz essa saúde do homem acontecer. A saúde masculina ainda é muito prejudicada por conta da falta de conhecimento, pela questão do preconceito e pelo estigma, a gente precisa quebrar esses paradigmas e chamar os homens para se cuidar”, reforça o coordenador da Saúde do Homem, da Sec. Municipal de Saúde, Ytaciano Bezerra”

O bate-papo com os colaboradores do SAAE foi recheado de informações e orientações sobre a saúde integral do homem. O coordenador, Ytaciano Bezerra, falou sobre os cuidados com a saúde íntima, tabagismo, alertou para o preconceito, os fatores de risco, e a importância do homem também realizar os exames preventivos.

Durante a atividade, os colaboradores interagiram, tirando dúvidas e trocando experiências pessoais.

Eu sempre costumo dizer que o conhecimento é libertador. Então, todo e qualquer ser social, né, claro, da nossa civilização, tem por dever e obrigação buscar o conhecimento. Então, o conhecimento em saúde vai nos fazer dar passos à frente na caminhada da vida. Então, essa conscientização concedida pela empresa, o SAAE Caxias, juntamente com a direção e os demais colaboradores, é muito importante. Principalmente porque 70% do contingente, ou seja, dos funcionários, são exatamente homens. Então, como nós labutamos no exercício da empresa, no trabalho do dia a dia, no serviço pesado, precisamos mais ainda de conscientização”, elogiou o colaborador Rivaldo Marques.

Uma das prioridades da direção do SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, é a valorização das pessoas, afinal, elas são a maior engrenagem de uma empresa. E diversas ações de saúde são desenvolvidas durante o ano.

Toda a equipe do SAAE Caxias tem a missão de levar qualidade de vida para a população caxiense, e para isso, a equipe precisa também estar bem de saúde. E nesse novembro azul, a gente contou com a participação do coordenador da saúde do homem, que é o enfermeiro Ytaciano, que fez uma excelente palestra de conscientização, reforçando que os homens precisam se cuidar. E a gente também deve diminuir esses preconceitos, de que o homem que vai ao médico, que faz exames, por exemplo, de próstata, é menos homem. Não existe isso. A gente precisa entender que todos nós temos um corpo humano que precisa ser cuidado. E às vezes esse preconceito faz com que as pessoas percam sua vida de forma prematura, deixando família, deixando amigos. Então, a gente precisa mudar isso e entender que o melhor remédio é a prevenção, é fazer o exame. É melhor do que ter doenças e acabar de forma prematura com sua vida”, reforçou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.