Antigo problema de desabastecimento de parte do bairro João Viana é combatido pelo SAAE

O relevo entrecortado da sede do município de Caxias causa dificuldades de abastecimento de água em algumas áreas, pois o liquido na maioria das vezes é distribuído através da gravidade. A exemplo disto temos o bairro João Viana, que fica entre COHAB e Mutirão, e mesmo após implantações de sistemas isolados de abastecimento de água, sofre com a falta do líquido. A equipe de engenharia do SAAE está trabalhando forte para acabar de vez com este problema. E durante uma semana realizou várias ações.

Uma das áreas que sofreu intervenção

AÇÕES REALIZADAS – Diversas intervenções de engenharia foram realizadas na área dentre elas temos:

1 – Interligação da rede de distribuição do bairro na nova adutora da COHAB. A partir de agora, parte do bairro vai ser abastecido pelos reservatórios elevados do Morro do Alecrim e não somente pelos poços tubulares.

2 – Implantação de registros de gaveta para manobras. Os registros facilitam as manobras na rede ajudando na pressurização.

3 – Reengenharia hidráulica da rede do bairro. Como a rede é antiga algumas áreas ficavam desabastecidas, e foi necessário redesenhar a rede para distribuir uniformemente a água em todo o bairro.

Reengenharia da rede de distribuição

Conversamos com a senhora Maria Nereide Paixão de Cunha, moradora do bairro há 25 anos, ela nos contou como era a dificuldade de abastecimento. “Só tinha água no inverno, no verão, seco, todo o tempo sem água nesse sofrimento, cheguei a fazer uma cisterna, comprar bomba para poder ter água e ainda era difícil. Agora estou vendo a água na minha casa a essa hora da tarde e no verão, nunca tinha acontecido isso”. Comemora a moradora do João Viana.

Maria Nereide Paixão da Cunha, feliz com a chegada da água em sua casa.

Residência de Maria Nereide com água.

Equipe do SAAE trabalha forte para resolver o problema do João Viana.