SAAE instala rede de abastecimento para levar água potável para famílias do 2º Distrito de Caxias


O povoado Santo Amaro, localizado no 2º Distrito de Caxias, é mais uma comunidade  beneficiada pela prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, com a instalação de rede de abastecimento e novas ligações para levar água potável para as famílias caxienses.

A maior necessidade do povoado sempre foi a água, principalmente neste período de calor em que as pessoas precisam pegar água toda hora. Mesmo no inverno, as primeiras chuvas trazem sujeira na água que era utilizada pro nosso consumo. E agora, a gente fica sem palavras conseguindo essa água potável, é uma benção de Deus. Vai mudar tudo, é qualidade de vida”, elogia a moradora do povoado Santo Amaro, Claudete Araújo.

A comunidade Santo Amaro é abastecida por um poço artesiano com estrutura de 62 m de profundidade; vazão de 6 mil litros/hora; motor de 02 CV de potência e um reservatório com capacidade para armazenar 10.000 litros de água potável. E o SAAE Caxias implantou cerca de 3.300 metros de extensão de rede de abastecimento e instalou 26 novas ligações. Mais uma ação da Autarquia para levar mais saúde e qualidade de vida para as famílias caxienses, como explica o diretor Arnaldo Arruda.

“Entendemos que a água é essencial para as pessoas, ainda mais neste momento de pandemia em que é necessário realizar com maior frequência a higienização. E o SAAE vem priorizando a zona rural, onde existe um grande déficit de saneamento. Somente na atual gestão, já são cerca de 5.000 famílias beneficiadas com água potável dentro de casa, ou seja, estamos levando mais saúde e dignidade para as pessoas”, ressalta o diretor.

A aposentada Maria de Lurdes Araújo mora na comunidade há cerca de 40 anos e acompanhou da porta da sua casa, o trabalho da equipe do SAAE instalando a rede de abastecimento. Ela lembra do sacrifício que era pegar água do riacho. “A gente ia pegar no riacho trazendo na cabeça; na mão; no balde d´água ou na cabaça, mas eu estava me dando mal. Aí, meu marido comprou uma bomba pra ajudar a trazer água pra casa, mas era barrenta, a gente não podia beber, só pra cozinhar e lavar as louças e roupas. Agora, vai ficar muito melhor, água boa pra gente beber”.

Povoado Santana também é beneficiado com extensão de rede de abastecimento

Mais de 40 famílias do povoado Santana, também localizado no 2º Distrito de Caxias, foram beneficiadas com água potável dentro de casa. A equipe do SAAE Caxias concluiu a implantação de mais de 1.200 metros de rede de abastecimento, levando mais qualidade de vida para a zona rural.