Termina a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho do SAAE Caxias


Durante uma semana, os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE participaram de uma programação especial voltada para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Com o tema “Segurança é saúde, pratique essa ideia”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) tem o objetivo de conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Mais uma demonstração do compromisso da gestão do SAAE com a política de valorização dos seus colaboradores.

O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, entende que nenhum resultado operacional é mais importante do que a segurança dos seus colaboradores. E não temos medido esforços para garantir um ambiente de trabalho saudável, com investimentos em capacitação nas áreas de manuseio de produtos químicos, trabalhos em altura e eletricidade; e por meio de parcerias com o CEREST e o Ministério do Trabalho. Além de investimentos em EPIs e compra de novo fardamento para garantir um ambiente de trabalho seguro”, enfatizou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

A atividade voltou a ser realizada na sede administrativa da Autarquia depois de dois anos, devido às restrições impostas pela pandemia. E abordou várias temáticas como saúde do trabalhador; prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros; equipamentos de proteção individual e coletiva, além de segurança no trânsito.

O trabalhador precisa observar como que ele realiza o seu trabalho, qual o tipo de postura que ele está exercendo. Se por acaso, ele está dobrando muito a sua coluna, ele pode usar a articulação do joelho pra não sobrecarregar a coluna. Ele tem que observar, será que o equipamento que ele está usando é muito pesado? Ele pode dar uma pausa e realizar um exercício pra aliviar a musculatura que ele exerce pra não ter comprometimentos futuros e não ter nenhum tipo de adoecimento ocupacional”, explicou a terapeuta ocupacional Dyener Moura.

De início, os profissionais das empresas devem ter noção de primeiros socorros, você já adianta muito o procedimento e evita perder tempo na hora de salvar uma vida, ajuda a identificar o problema e chamar mais rápido o socorro, no nosso caso, o SAMU”, orientou o socorrista e instrutor do SAMU Caxias, Ítalo George.

O treinamento que o SAAE faz, mostrando para os seus colaboradores a importância da utilização dos equipamentos individuais e coletivos possibilita que esse trabalhador tenha as noções de como utilizar os equipamentos, preservando a sua saúde e sua integridade física”, elogiou o palestrante Coqueiro.

Durante a SIPAT 2020, os colaboradores também foram orientados sobre direção defensiva e boas práticas no trânsito. A atividade foi desenvolvida em parceria com a 2ª Ciretran Caxias, por meio do projeto Detran Volante, que estimula condutores em geral, principalmente no ambiente organizacional, sobre a importância da direção defensiva e o uso dos equipamentos de segurança no trânsito, como o cinto e o capacete.

É muito importante que as empresas coloquem no seu currículo da SIPAT a questão do trânsito porque a gente sabe que é um dos maiores causadores de acidentes, até mesmo de acidentes de trabalho. Nós sabemos que esse número precisa ser diminuído e isso deve ser feito junto às empresas, principalmente em setores que trabalham diretamente no trânsito como é o caso do SAAE que a gente percebeu que os meninos trabalham de moto e automóvel. Eles precisam ter a consciência de usar o capacete, o cinto de segurança, e deixar de usar o celular naquele momento em que estiver conduzindo o veículo”, alertou a coord. de Educação para o Trânsito da 2ª CIRETRAN Caxias, Alainne Sales.

O evento teve o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, formada por 14 integrantes, que tem o papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho e estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

A Semana Interna de prevenção de acidente do trabalho é uma atividade regulamentada pela legislação de Segurança de Trabalho, a norma nº5, que determina a realização anual da atividade que tem como o objetivo principal conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, por meio de ações educativas e preventivas”, explicou o técnico em Segurança do Trabalho do SAAE Caxias, Roberto Rivelino Barbosa.

Os colaboradores do SAAE Caxias participaram ativamente das atividades e ficaram contentes com o retorno de uma programação tão importante para a conscientização de uma rotina segura no ambiente de trabalho.

É de extrema importância essa programação desenvolvida pelo SAAE Caxias porque conscientiza todos nós e a população a tomar os devidos cuidados na hora de desempenhar nossas funções, até no trânsito com o uso do capacete e a habilitação, cuidar da gente e cuidar do próximo. É gratificante poder estar fazendo parte dessa programação, adquirindo conhecimento e informações para o desempenho de um trabalho seguro e de qualidade”, elogiou o colaborador do SAAE Caxias, Rodolfo Aguiar.

É um evento que nos ensina, cada vez mais, a prevenir acidentes e promover entre nós informações e cuidados na hora de desempenhar o nosso trabalho. O que mais me chamou a atenção foi a interação entre os colaboradores e a prática da ginástica laboral porque nós trabalhadores utilizamos muitos movimentos repetitivos e precisamos nos movimentar, melhorar a nossa postura e cada vez nos cuidar para prevenir acidentes e doenças”, ressaltou a colaboradora do SAAE Caxias, Edilene Ripardo.

As ações educativas contaram com a parceria do Centro de Ciência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); 5º Batalhão de Bombeiros Militar, 2ª Ciretran Caxias e a empresa NC/Extintores Caxias.