Saúde: colaboradores do SAAE Caxias recebem orientações de combate à Covid-19

Colaboradores do SAAE Caxias, que prestam um serviço essencial à população, receberam orientações de combate à Covid-19 na manhã desta quinta-feira (25). A conversa foi orientada pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins, e do médico da Linha de Frente do Enfrentamento ao Coronavírus, Epitácio Santos.

Seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde sobre o distanciamento físico, a conversa foi realizada em uma área aberta, com cadeiras distribuídas com pelo menos 2m de distância.

Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, em um momento como este, em que o Brasil já perdeu muitas vidas, é importante cuidar dos colaboradores do SAAE que prestam um serviço essencial.

O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, trabalha de domingo a domingo para levar qualidade de vida para a população tanto na zona urbana quanto na zona rural. E pra gente produzir água potável, a gente precisa da nossa equipe com saúde e motivada. Por isso, estamos fazendo essa parceria com a Secretaria de Saúde para trazer mais informações porque a conscientização vai fazer com que a equipe tenha atitudes corretas para evitar a proliferação do vírus, e com isso a gente vai conseguir, além de cuidar da saúde dos funcionários, garantir também a saúde da população caxiense que precisa desse serviço essencial que é o abastecimento de água potável”.

Durante a conversa, o médico Epitácio Santos ressaltou o trabalho incansável de toda a equipe de saúde para salvar vidas e refletiu que todo mundo é o amor de alguém e é preciso o engajamento da sociedade no combate à Covid-19.

É uma grande satisfação dialogar com a sociedade caxiense, trazendo informação de qualidade. A gente tem que atuar no combate à pandemia e isso é o entendimento da Secretaria de Saúde em diferentes vertentes – seja na assistência diária; na ampliação do número de leitos; na qualificação e montagem de equipes profissionais; na garantia e conquista de insumos que são necessários neste momento crítico, mas também buscando o engajamento da sociedade, e dos órgãos que compõem a sociedade de Caxias para que todos tenham a dimensão do real problema e que todos se esforcem junto às famílias buscando proteção e seguindo as regras de vigilância sanitária para que a gente possa quebrar a curva de transmissão do coronavírus”.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins, é muito importante este momento de diálogo para levar informações corretas. “Estamos aproveitando este momento para repassar para os líderes do SAAE Caxias, que atuam na base da saúde pública que é o saneamento básico, informações seguras e pertinentes de controle de disseminação do vírus, reforçando informações sobre tratamento, além de apresentar a situação da pandemia no município”.

Essa conversa foi de suma importância pra gente ter noção como se encontra a realidade do município de Caxias. E como o SAAE é um serviço essencial, ele não pode parar, a gente está tomando as medidas necessárias para proteger os nossos colaboradores, alertando e repassando as informações de proteção individual e coletiva. Orientando os colaboradores para não se descuidarem das medidas de higienização e, principalmente, do uso da máscara”, ressaltou o Técnico em Segurança do Trabalho do SAAE Caxias, Rivelino Barbosa.