SAAE realiza melhorias na rede de abastecimento de água de Caxias


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE intensifica os trabalhos de melhoria na rede de abastecimento de água da cidade. Tudo para garantir água potável para as famílias caxienses, principalmente neste período de pandemia, em que as pessoas precisam intensificar a higiene e a limpeza.

Os trabalhos vão desde a substituição de rede, setorização e ampliação em locais em que os moradores reclamavam de falta d´água ou água fraca durante determinados horários do dia. Uma dessas melhorias foi realizada no último sábado (04), com a instalação de registros em quatros pontos distribuídos na rede de abastecimento de água da av. da Pedreira e rua da Prosperidade, no Residencial Eugênio Coutinho, como explica o diretor da Autarquia,  o engenheiro Arnaldo Arruda.

“Analisamos os níveis do terreno do Residencial Eugênio Coutinho e definimos quatro pontos localizados na rede de abastecimento de água da av. da Pedreira e rua da Prosperidade. Esses locais separam a parte alta da parte mais baixa. Os registros irão regular a pressão da água, em ambas as partes, porque a água fica muito forte na parte baixa, enquanto falta na parte alta. Assim, iremos garantir água suficiente na parte mais alta, onde muitos moradores reclamavam de interrupção no abastecimento em determinados horários do dia”.

O SAAE Caxias também realizou melhorias na rede de abastecimento de água do bairro São Francisco, que é atendido por um poço que fica próximo à Igreja Santa Catarina e também por uma adutora que passa no cruzamento da rua Saturnino Belo com a Aluísio Lobo.

“Recebemos por meio da Central de Atendimento 115, reclamações de alguns moradores do bairro São Francisco, informando falta d’água em alguns períodos do dia. Imediatamente, iniciamos vários trabalhos para entender e solucionar o problema. Foi constatado que, além de vandalismo no poço que abastece o bairro, verificou-se também que algumas casas tinham água bem fraca. A nossa equipe encontrou um registro antigo que obstruía a rede, e graças ao contato dos moradores, os problemas foram solucionados e o abastecimento de água normalizado”, explica o Diretor.

Segundo a moradora do bairro São Francisco, a dona de casa Ana Paula, faltava água constantemente na rua dela, atrapalhando até mesmo a preparação das refeições. “Depois desse trabalho do SAAE melhorou demais, temos água todos os dias, é muito gratificante”, elogia a moradora.

O SAAE Caxias promoveu melhorias também na rede de abastecimento de água dos bairros Vila Paraíso, Pampulha, Itapecuruzinho, Trizidela, Castelo Branco, Centro, além do Conjunto Acaraú. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, foram instaladas cerca de 1.500 ligações novas, levando água potável para as famílias caxienses.

 “Estamos dando continuidade a um trabalho que começou no inicio da nossa gestão, atividades que têm o objetivo de levar mais qualidade de vida para a população por meio da implantação de ligação e extensão de rede nos bairros e comunidades de Caxias”, enfatiza Arnaldo Arruda.