SAAE promove reforma dos floculadores da ETA Volta Redonda


Para garantir a qualidade da água fornecida para a população de Caxias, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias está promovendo uma reforma nos floculadores da estação de tratamento ETA Volta Redonda. A ação está sendo realizada nesta quarta-feira, 29 de novembro, desde 13h e segue até meia noite.

A Estação possui 25 anos de funcionamento e é responsável pelo abastecimento de cerca de 60% da população de Caxias. Ao longo do tempo de operacionalização, nunca houve uma reforma estrutural, o que provocou o desgaste natural dos floculadores. Eles têm a função de remover as partículas de sujeira em suspensão da água por meio de dois processos, o primeiro é a coagulação, realizada com a ajuda do sulfato de alumínio, e na posterior formação dos flocos – que é a etapa da floculação.

Com essa reforma, vamos tornar a estação mais eficiente e com isso vamos ter uma qualidade de água assegurada em todas as épocas do ano, principalmente no período chuvoso em que a água do rio apresenta uma turbidez elevada, com muito sólido em suspensão, ou seja, essa reforma irá aumentar a eficiência do floculador, na retirada dessas partículas de sujeira, garantindo assim, a qualidade do tratamento da água”, explica o diretor do SAAE/Caxias, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira.

Durante a execução da atividade, o abastecimento de água foi interrompido nos seguintes bairros: Pampulha, Volta Redonda, Cangalheiro, Vila Alecrim, Vila Lobão, Castelo Branco, Nova Caxias, Cohab, Refinaria, Centro, Seriema, Vila São José, São Francisco e Baixinha.