SAAE Caxias realiza levantamento topográfico no residencial Vila Paraíso


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE realizou o levantamento topográfico com um equipamento moderno de georreferenciamento RTK (Real Time Kinematic) em pontos estratégicos da rede coletora de esgoto e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do residencial Vila Paraíso, onde moram cerca de 3.000 famílias.

O trabalho de levantamento topográfico foi necessário para a elaboração de um projeto de melhoria do tratamento do esgoto do residencial. “Iremos construir um sistema primário de tratamento, composto por gradeamento e caixa de areia, que irá contribuir para a redução de sólidos que chegam à estação de tratamento de esgoto do residencial”, explica o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Ainda de acordo com o diretor, as equipes de esgoto da Autarquia enfrentam dificuldades para manter a eficiência do tratamento do esgoto na Vila Paraíso devido à sujeira que é jogada diretamente dentro da rede coletora. “Moradores do residencial abrem as tampas dos poços de visita – os PVs e lançam lixo dentro da rede coletora, como plástico; panos; papel e até colchão já foi encontrado. Esse material acaba obstruindo a rede coletora e a entrada da estação onde o esgoto deverá ser tratado”, acrescenta o diretor.

O levantamento topográfico é a primeira etapa do projeto. Após a elaboração, será realizada a etapa de licitação e, em seguida, começa a execução do projeto de melhoria do tratamento do esgoto do residencial que vai colaborar também para diminuir o transbordamento dos poços de visitas – PVs, nos pontos mais baixos da rede coletora.

O SAAE Caxias pede o apoio da população para não jogar lixo na rede de esgoto e colabore com a fiscalização, denunciando quem abre a tampa dos PVs pra descartar o lixo de forma irregular.