SAAE Caxias promove melhorias na ETA Volta Redonda


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias vai executar nesta quarta-feira (21), no horário de 8 às 16h, dois importantes trabalhos que irão garantir mais eficiência para o tratamento de água realizado na Estação de Tratamento da Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Caxias.

A primeira atividade consiste na reforma e melhoria do sistema de floculação, com a substituição de placas dos floculadores da ETA, que já estavam com mais de 25 anos em funcionamento, e com o tempo de operação provoca um desgaste acentuado dos floculadores. Eles têm a função de remover as partículas em suspensão da água por meio de dois processos, o primeiro é a coagulação, realizada com a ajuda do sulfato de alumínio, e na posterior formação dos flocos – que é a etapa da floculação.

“Com esse trabalho, a estação vai ficar mais eficiente e vamos ter uma qualidade de água assegurada em todas as épocas do ano, principalmente no período chuvoso em que a água do rio apresenta uma turbidez elevada, ou seja, com muitos sólidos em suspensão”, explica o diretor do SAAE/Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

A segunda atividade será realizada na captação do rio Itapecuru com a modernização do acionamento da bomba, substituindo o dispositivo eletrônico Soft Starter já obsoleto, por um moderno inversor de frequência que vai ser controlado por um sistema de PLC (Controlador Lógico Programável). “As nossas bombas vão ser acionadas por uma tecnologia de ponta, proporcionando mais eficiência energética e controle da vazão do sistema”, explica o diretor.

Durante o trabalho, fornecimento de água será interrompido nos seguintes bairros: Pampulha, Volta Redonda, Cangalheiro, Vila Alecrim, Vila Lobão, Castelo Branco, Nova Caxias, Cohab, Refinaria, Centro, Seriema, Vila São José, São Francisco e Baixinha.

Após a ação, a rede será pressurizada e de forma gradativa será normalizado o abastecimento de água, até às 20h desta quarta-feira, iniciando pela parte mais baixa e finalizando na parte mais alta da cidade.