SAAE Caxias pesquisa novas tecnologias de saneamento


Investir em inovação é um dos passos da nova gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE que, durante o 47º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento participou da feira de tecnologia que reúne expositores nacionais e internacionais.

A feira, que possui mais de dois mil metros quadrados mistura tecnologia, inovação e diversidade de soluções na área de saneamento, acontece durante um dos maiores eventos anuais do setor da América Latina. O congresso segue até hoje (22), no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas (SP).

O diretor do SAAE/Caxias, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira e o coordenador administrativo, o administrador Vinícius Marques, participam do evento e aproveitaram o espaço para obter informações sobre produtores e fornecedores com o intuito de pesquisar o que há de mais moderno na área de saneamento, na busca por eficiência e resultados sustentáveis para o saneamento público de Caxias.

“O SAAE é uma indústria que produz água potável e esgotamento sanitário, com equipamentos e processos complexos que necessitam evoluir de forma contínua. Nesta semana atravessamos as fronteiras do Maranhão em busca de novas técnicas produtivas e soluções mais eficientes para tornar a autarquia mais moderna, o que possibilita um atendimento de excelência e mais qualidade de vida para a população”, enfatiza o diretor Arnaldo Arruda.

A feira de tecnologia do 47º Congresso Nacional de Saneamento é uma grande oportunidade dos gestores municipais verificarem os produtos mais inovadores na área tecnológica para o saneamento e assim, adaptarem a realidade das cidades com os produtos oferecidos.

Durante a feira, a direção do SAAE/Caxias aproveitou para discutir e trocar ideias com especialistas sobre diversas tecnologias de saneamento básico que mais se adaptam à realidade da autarquia, com destaque para a automação dos laboratórios de qualidade de água; automação da operação dos equipamentos via ondas de rádio e telemetria; novos produtos químicos para melhorar a qualidade do tratamento da água, georeferenciamento, dentre outras tecnologias.

“Saímos daqui já com alguns testes agendados com empresas que devem visitar o SAAE de Caxias, para juntos desenvolvermos de forma consistente e fundamentada novos projetos que forneçam resultados positivos para a autarquia”, reforça o diretor.

Os setores de engenharia, técnica, e operacional do SAAE/Caxias andam lado a lado com o setor administrativo na busca pela modernização da autarquia, com foco na redução de custos. “Na feira de tecnologia como também durante todo o congresso, percebemos que essas empresas que atuam na área do saneamento a cada ano crescem e inovam em produtos e serviços, e pretendemos administrativamente acompanhar essa inovação, investindo em novas ferramentas de gestão, aquisição de softwares e implementação de procedimentos padronizados, para assim, alcançarmos a cada dia uma gestão eficiente”, afirma o Coordenador Administrativo do SAAE, Vinícius Marques.