SAAE Caxias participa de reunião do Conselho Diretor da ASSEMAE

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE, engenheiro Arnaldo Arruda, participou da reunião do Conselho Diretor Nacional da ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, na última semana, em Brasília.

A Associação possui 15 diretorias na qual uma delas, a diretoria de assistência aos municípios, é ocupada pelo diretor do SAAE Caxias, escolhido em eleição para mandato até 2025.

Durante a reunião, foram aprovadas as diretrizes do plano de ação da entidade para 2023. O plano vai focar em sete pontos prioritários que deverão constar de um documento que será entregue aos integrantes do novo governo do presidente-eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os diretores da ASSEMAE entendem que o marco legal do saneamento deve garantir, entre outras coisas, investimentos públicos no setor de saneamento básico. Para o presidente da ASSEMAE, Rodopiano Marques Evangelista, a questão da municipalização dos serviços de saneamento básico é outro ponto fundamental para garantir a boa prestação dos serviços. “Os municípios devem preparar desde já projetos de investimentos em saneamento básico para serem apresentados a partir do ano que vem ao novo governo para garantir a destinação de recursos públicos para o setor”, ressaltou.

Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, a reunião é uma oportunidade de olhar para as demandas de cada região, sem esquecer da universalização do saneamento básico. “É momento para fortalecer o saneamento público, em todo o país, já que somos representantes de diversos municípios brasileiros com atuação expressiva no setor. Caxias, por exemplo, já possui projetos de saneamento aprovados no Ministério do Desenvolvimento Regional visando a universalização para um período de 20 anos. Estamos levando para o SAAE Caxias as experiências de sucesso de outras entidades do saneamento e pra isso, contamos com o apoio da ASSEMAE”, enfatizou.