SAAE Caxias participa de oficina para a elaboração do plano estadual de recursos hídricos do Maranhão


Caxias sediou oficina de trabalho – uma das etapas para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão. O evento, realizado no auditório do Memorial da Balaiada, reuniu representantes de instituições públicas e privadas, de ensino, e da sociedade civil. O Diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, participou da oficina.

De acordo com o representante da secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Luís Evangelista, a oficina tem o objetivo de “coletar as contribuições das secretarias, associações comunitárias e todas as instituições, ou seja, de quem vivencia a realidade de cada bacia do Estado para que a gente possa discutir sugestões e demandas que irão compor todos os programas do Plano Estadual dos Recursos Hídricos”.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Maranhão, elaborado pela equipe técnica da empresa IBI Engenharia Consultiva, tem objetivo de desenvolver material completo com diagnóstico, prognóstico, planos e projetos para o aproveitamento integral e racional dos recursos hídricos no Estado.

Essa é a penúltima oficina no qual estamos apresentando dados pesquisados em órgãos oficiais sobre o solo, vegetação, a quantidade de água disponível e todas as possibilidades para manter e melhorar a qualidade desses mananciais. Aqui estamos ouvindo as entidades e as demandas dessas realidades que serão incluídas no Plano Estadual, como reflorestamento, proteção às nascentes, estruturas para destino do esgoto entre outras”, explica o consultor ambiental da IBI Engenharia Consultiva, Ivo Gonçalves.

Para o Diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, “é importante unir forças com as demais entidades para discutir os recursos hídricos do Maranhão. Além de debater ações que serão planejadas para diminuir a poluição dos rios, promover o reflorestamento; ações de controle e assim, discutir estratégias para que no futuro a gente tenha disponibilidade de água”.

Após as rodadas de oficinas, será finalizado um prognóstico – instrumento com as ações do Plano, que será apresentado e discutido em audiências públicas que serão realizadas nas cidades que compõem as bacias hidrográficas. A previsão é que até o mês de agosto deste ano o Plano Estadual de Recursos Hídricos esteja pronto.

Bacias Hidrográficas

O Maranhão possui 12 bacias hidrográficas, sendo sete estaduais, três federais e dois sistemas. As bacias dos rios Parnaíba, Tocantins e Gurupi, são de domínio federal. As bacias de domínio estadual são representadas pelos Sistemas hidrográficos estaduais das Ilhas Maranhenses e do Litoral Ocidental, bem como as bacias hidrográficas do Mearim, Itapecuru, Munim, Turiaçú, Maracaçumé, Preguiças e Periá.