SAAE Caxias investe na eficiência e no trabalho em equipe


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Caxias tem a missão de promover qualidade de vida para a população caxiense, por meio dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. Para desenvolver uma gestão moderna com base na eficiência e no trabalho de qualidade, durante o período de 2017 a 2020, a direção do SAAE Caxias focou em três pilares: atendimento de excelência e humanizado; valorização das pessoas – colaboradores e usuários; e a modernização.

O atendimento é prioridade para qualquer empresa e no SAAE é fundamental atender bem os nossos usuários. Para alcançar um atendimento de excelência, tanto na zona urbana como na rural, realizamos muitas mudanças”, explicou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

A equipe da Central de Atendimento do SAAE Caxias foi ampliada e capacitada para a realização de um atendimento humanizado. O atendimento virtual foi reforçado por meio dos canais virtuais – Central 115 e whatsApp (99) 9 8833-4905, além das redes sociais.

Atendimento presencial: total 62.061 atendimentos

Central de Atendimento 115: total 17.607 atendimentos

Valorização das pessoas

Outra prioridade da atual gestão do SAAE Caxias é a valorização das pessoas, afinal, elas são a maior engrenagem de uma empresa. Neste aspecto, houve investimento em capacitação básica, técnica e aperfeiçoamento dos colabores. Também houve investimento em segurança do trabalho com uma rotina de Diálogos de Segurança do Trabalho (DSS) e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

A atual gestão da Autarquia investiu também em saúde – física e mental dos seus colaboradores. Em parceria com os profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas ações de saúde preventiva e ginástica laboral, com aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional e campanhas de vacinação. Palestras motivacionais e ações de incentivo ao esporte e lazer também foram desenvolvidas para estimular um ambiente organizacional saudável.

 “A gente já tem uma parceria de muito tempo com o SAAE e fico grato com o empenho do trabalho executado por esta equipe. O CEREST tem a responsabilidade de acompanhar e ver como está o funcionamento dos ambientes de trabalho. É essencial esse recurso de monitoramento e inspeções para que possamos contribuir com orientações e dar sugestões para melhorar o serviço, principalmente no requisito proteção dos trabalhadores”, avalia o coordenador do CEREST, Eliel dos Santos.

Pandemia

 O Ano de 2020 foi desafiador para as instituições públicas e privadas devido à pandemia da Covid-19. Como o SAAE Caxias presta um serviço essencial à população, adotou medidas para garantir o funcionamento da área operacional, prevenir a transmissão do vírus e garantir a segurança dos colaboradores com a distribuição de máscaras; álcool em gel e a desinfecção das áreas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) foram instalados lavatórios de mãos em pontos estratégicos da cidade e cabines de desinfecção.

O atendimento ao público presencial foi reduzido e intensificado o atendimento virtual, por meio da Central de Atendimento 115, agência virtual e redes sociais.

Sistemas de abastecimento de água

Para garantir mais qualidade de vida para os caxienses, o SAAE levou água para centenas de famílias, por meio da instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água em 29 comunidades rurais. Os sistemas contam com estrutura de poço tubular, motor-bomba e reservatório de água potável, além de rede de abastecimento.

Pra gente que mora aqui há mais de 40 anos, é só alegria e satisfação com essa obra que trouxe água pra dentro da nossa casa. A gente já sofreu tanto tendo que pegar água do rio Itapecuru, de córrego e cacimbão. O que o SAAE fez é muito gratificante”, elogiou João Batista, de 64 anos, morador do povoado Rosário, localizado no 1º Distrito de Caxias. Ele e mais 59 famílias foram beneficiados com sistema simplificado de abastecimento de água instalado pelo SAAE.

Durante a atual gestão, o SAAE Caxias levou água potável para famílias dos seguintes povoados: Porção; Goiabeira; Rosário; Olho D’água; Água Branca; Condave; Morada Nova; Pau Pombo; Brejinho; Santa Rosa Aliança; Independência/Barra da Ininga; Pedra Grande; Maravilha; Lagoa da Pindoba, Nazaré (Babu), Riachão, Estreito, Balagão, Flexeira 1, Flexeira 2, São Pedro, São Miguel, Mangabeira, São Raimundo, Centro do Mário, Rodagem, Maribondo, Bonito e Malhada de Areia. Outros 13 sistemas estão em andamento.

Desde 2017, O SAAE realizou diversas ações de melhoria na rede de abastecimento de água das zonas urbana e rural de Caxias. Os trabalhos vão desde a implantação, substituição ou extensão de rede. Foram mais de 70 km só de extensão de rede.

Meio Ambiente

Durante os últimos três anos, o SAAE Caxias abriu as portas para centenas de alunos e a comunidade em geral conhecer na prática o trabalho de seus profissionais nas estações de tratamento de água e esgoto. Foram realizadas palestras educativas em escolas das zonas urbana e rural sobre o tratamento da água e combate ao desperdício. E em parceria com secretarias municipais, ações educativas foram desenvolvidas durante a semana do Meio Ambiente, Dia Mundial da Água e Dia Internacional das Florestas.

Eu percebi aqui na Estação, o rigoroso cuidado em cada processo de manutenção, de troca e análise. Isso me chamou a atenção, saber que tudo é feito da forma mais detalhada possível para que, no fim, a água que chega a nossa casa seja de qualidade”, afirmou a acadêmica do 8º período de engenharia civil do UniFacema, Gerlane Félix, durante visita técnica à Estação de Tratamento de Água do SAAE Caxias, localizada no bairro Volta Redonda.

Modernização

É também prioridade da atual gestão do SAAE Caxias a modernização. “Investimos em inovação e tecnologia para garantir um serviço eficiente. Nesse sentido, adquirimos equipamentos mais modernos para acionamento das bombas dos poços e estações de tratamento, proporcionando a redução de pelo menos 30% no consumo de energia elétrica, e ainda evitando a queima de bombas”, enfatiza o diretor.

A nova gestão também investiu em sistema informatizado com a criação de um banco de dados confiável e de fácil acesso, além da aquisição de um novo servidor gerando mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários, de forma presencial e virtual. Além disso, houve investimento na compra de material de informática, impressoras de leitura imediata e notebooks para agilizar o trabalho das equipes de inspeção em campo.

 “Essa é a nova visão do SAAE. Queremos aprender com as grandes empresas, trazer as experiências de sucesso de outros setores para o saneamento que, no Brasil, em via de regra, é carente de gestão e de investimentos. Para isso, contamos com o apoio da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE que nos possibilita essa troca de experiências exitosas e nos dá ferramentas para trabalhar para o crescimento do setor de saneamento no país. E reforçamos a importância do trabalho em equipe porque uma empresa que trabalha sozinha, sem parceria de outras empresas, instituições de ensino, e o apoio da comunidade é mais difícil alcançar a excelência”, considera o diretor Arnaldo Arruda.