SAAE Caxias desenvolve atividades para garantir mais eficiência no tratamento da água


Para garantir a qualidade da água fornecida à população, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE realiza, nesta quarta-feira (05), a partir das 14h, importantes trabalhos na Estação de Tratamento da Volta Redonda e no reservatório da Vila Alecrim.

Na ETA Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população, será realizada a substituição de placa do flocudecantador – equipamento responsável pela remoção das impurezas quem vêm em suspensão na água bruta do rio Itapecuru. Além dessa atividade, será realizada também a limpeza e manutenção preventiva dos floculadores, decantadores e filtros da estação.

A estação do bairro Volta Redonda já possui mais de 28 anos em operação e estamos aproveitando a parada da limpeza para substituir mais uma das placas do flocudecantador. Um trabalho importante para garantir mais eficiência na estação, com menor consumo de produtos químicos e também diminuir o desperdício de água em diversas retrolavagens”, explica o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Já no reservatório da Vila Alecrim será instalado um inversor de frequência – equipamento que garantirá eficiência energética e contribuirá para reduzir as quebras na tubulação provocadas pelo aumento de pressão na rede de abastecimento de água.

 

Durante as atividades, o abastecimento de água será interrompido nos seguintes bairros: Pampulha, Volta Redonda, Cangalheiro, Vila Alecrim, Vila Lobão, Hélio Queiroz, Castelo Branco, Nova Caxias, Cohab, Bela Vista, João Viana, Refinaria, Centro, Seriema, São Pedro, Vila São José, São Francisco, Dinir Silva e Baixinha. O SAAE recomenda que os moradores desses locais reservem água e evitem o desperdício.

A estação vai parar um pouco mais cedo e não à noite, como costumamos parar para a limpeza. Isso pode gerar incômodo à população, mas reforçamos que são trabalhos necessários que irão garantir a vida útil da estação por vários anos”, reforça o diretor do SAAE Caxias.

A previsão para a conclusão dos trabalhos é 22h, com retorno gradativo do abastecimento de água, ou seja, primeiro na parte mais baixa e, por último, na parte mais alta da cidade.