SAAE Caxias celebra 60 anos levando qualidade de vida para a população caxiense

O sábado (11) foi de comemoração no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE. A Autarquia promoveu uma solenidade para celebrar os 60 anos de fundação que reuniu seus colaboradores, autoridades municipais e convidados.

Fundado em 7 de dezembro de 1961, por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Caxias e a Fundação Nacional de Saúde, o SAAE tem a missão de promover qualidade de vida para a população caxiense por meio de serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

Para a gestora de Recursos Humanos do SAAE Caxias, Rita Boaventura, que atua há 35 anos na Autarquia, o local é o seu segundo lar. “Sou apaixonada por esta família. Foi no SAAE que eu criei a minha família e consegui tudo que tenho hoje, com a permissão de Deus e fruto do meu trabalho. Aqui tenho boas lembranças e progresso. Tudo depende da determinação, força de vontade, dedicação, foco e sobretudo responsabilidade e amor por aquilo que se faz”.

De domingo a domingo, inclusive nos feriados, a equipe do SAAE Caxias presta um serviço essencial à população caxiense. Para o diretor da Autarquia, o engenheiro Arnaldo Arruda, que está à frente do SAAE desde o início da gestão do prefeito Fábio Gentil, esta é a razão de existir da Autarquia. “Trabalhamos para levar água potável e esgotamento sanitário para toda a população caxiense e assim, tenha mais qualidade de vida e saúde. A gente entende que nesses 60 anos de existência do SAAE, quem merece o presente é a população. E hoje estamos inaugurando mais um sistema de abastecimento de água no povoado São Miguel beneficiando 30 famílias que vão passar a ter mais qualidade de vida e essa é a razão de existir do SAAE, estar presente na vida de cada caxiense com algo tão precioso que é a água, que é vida”.

Para levar água potável aos lares caxienses, somente na gestão do prefeito Fábio Gentil, a equipe do SAAE instalou mais de 6.000 novas ligações, de 2017 a novembro deste ano. E extendeu em mais de 70 km a rede de abastecimento de água da cidade.

O SAAE Caxias tem o compromisso com a população caxiense. São milhares de pessoas atendidas, com água de qualidade porque nós sabemos que sem água não temos vida. E água é o compromisso da gestão do prefeito Fábio Gentil, em parceria com o SAAE, e assim, possamos entregar uma qualidade de vida cada vez melhor para a nossa população”, ressaltou a secretária de Governo, Amanda Gentil.

Presente também na solenidade, o vereador Gentil Oliveira (PV), que foi colaborador  do SAAE Caxias, elogiou o compromisso de todos os servidores da Autarquia “O SAAE é feito de pessoas dedicadas e comprometidas com o que fazem. E hoje, a minha maior alegria é ver que esse comprometimento continua, um mérito de todos ”. Já o vereador Catulé (Republicanos), em seu discurso, ressaltou o profissionalismo e a competência técnica da equipe do SAAE Caxias e lembrou alguns momentos de outras gestões na Autarquia.

Desde o início da gestão do prefeito Fábio Gentil, o SAAE Caxias vem recebendo todo o apoio necessário para levar o sonho da água potável, dentro de casa, para centenas de famílias em comunidades rurais. Somente de 2017 a novembro deste ano, foram instalados 30 sistemas simplificados de abastecimento de água nos três distritos da cidade e mais 13 estão em andamento.

O SAAE é autossuficiente, ele realiza todas as atividades conforme a população precisa. São investimentos, grandes investimentos realizados ao longo desses cinco anos da nossa administração, como a perfuração de poços artesianos, sistemas simplificados de abastecimento de água, além de dezenas de quilômetros de rede implantados. Prestar um serviço de qualidade, colocar água na casa de cada cliente é um compromisso, obrigação nossa e do SAAE. A cada dia; a cada mês; a cada ano, implantar novos serviços para levar o bem mais precioso da vida de um ser humano que é a água”, ressaltou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Após os discursos da solenidade, houve um momento de homenagens com descerramento da placa dos 60 anos e parabéns com direito a bolo de aniversário.

Inauguração do sistema simplificado de abastecimento de  água do povoado São Miguel

Como parte da programação em comemoração aos 60 anos de fundação do SAAE Caxias, as 30 famílias do povoado São Miguel, localizado no 1º Distrito de Caxias, foram presenteadas com o novo sistema simplificado de abastecimento de água.

O sistema é formado por uma estrutura de poço tubular de 68 m de profundidade, com vazão de 6 mil litros de água por hora, motor de 1,5 CV de potência e reservatório com capacidade para armazenar 10.000 litros de água potável. Além da instalação de 800 m de rede de abastecimento garantindo mais saúde e qualidade de vida para toda a comunidade.

Nós estamos muito felizes com essa água, pois a gente pegava água na cacimba, no balde e agora, temos água dentro de casa, na torneira. A gente só tem a agradecer. Agradeço em nome de toda a comunidade”, elogia a representante do povoado São Miguel, Raimunda Nonata Pereira de Sousa.