SAAE alerta para o furto de hidrômetros em Caxias


 

A central de atendimento ao consumidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE registrou diversas reclamações de usuários vítimas de furto de hidrômetro – equipamento que mede o volume de água consumido no imóvel, estimula o consumo consciente e evita o desperdício de água.

De janeiro à segunda semana de novembro deste ano foram registrados 168 casos de furto de hidrômetros, principalmente nos bairros Pampulha; São Pedro; Teso Duro; Antenor Viana; Luíza Queiroz; residenciais Eugênio Coutinho, Vila Paraíso e Constantino Castro; Centro; Trizidela; Vila Lobão; São Francisco e Cangalheiro.

Esse tipo de crime afeta diretamente o abastecimento de água da cidade, pois os vândalos furtam o hidrômetro e isolam a passagem da água até a residência do usuário, deixando a vítima sem água.

O diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda orienta que, “caso o usuário perceba a falta de água ou corte indevido, deve entrar em contato de imediato com a gente, pela central de atendimento 115”.

A Autarquia reforça ainda que o usuário, vítima desse crime, deve registrar boletim de ocorrência em uma delegacia e, de posse do documento, dirigir-se à central de Atendimento do SAAE, para que o equipamento seja substituído sem custos para o usuário.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias já acionou a Secretaria Municipal de Segurança e a Polícia Civil para que os casos sejam investigados.

*Lei para os crimes de furto e roubo*

O Código Penal Brasileiro tipifica os crimes de furto e roubo nos artigos 155 e 157, respectivamente. De acordo com o direito penal, o crime de furto tem como consequência a pena de reclusão em regime fechado por 1 (um) a 4 (quatro) anos, mais o pagamento de multa.

O parágrafo 04, do artigo 155, ainda descreve o crime de furto qualificado, que consiste no agravamento do ato a partir das seguintes condições:

I – com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;

II – com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

III – com emprego de chave falsa;

IV – mediante concurso de duas ou mais pessoas.