Químico do SAAE ministra palestra sobre a importância da água e o combate ao desperdício

A semana começou com educação ambiental. O Químico do SAAE, Edson Mauro, conversou com estudantes do 6º ao 9º ano da U.I. M. Hélio de Sousa Queiroz, localizada no bairro Caldeirões. A palestra teve como tema “A importância da água, seu tratamento e o combate ao desperdício”.

Um momento de aprendizado, troca de ideias, e também uma forma de conscientizar a juventude para os cuidados com o meio ambiente. “É muito bom estar com esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho nas estações de tratamento de água e esgoto do SAAE. A gente esclarece e orienta como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles se tornam mais conscientes, e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem”.

A atividade faz parte do projeto “Com vida – o Brasil cuidando das águas” desenvolvido desde o inicio do ano nas escolas da rede municipal de ensino de Caxias e tem o objetivo de despertar nas crianças a conscientização ambiental.

Para a estudante Maria Eduarda, de 12 anos, a palestra foi muito produtiva. “Hoje eu aprendi que eu posso fazer a minha parte para economizar água. Reutilizando a água da máquina de lavar, e evitando o desperdício, seja na hora do banho, na hora de escovar os dentes, por exemplo”.

Essas ações mostram a preocupação do SAAE com o meio ambiente. “O SAAE na gestão do prefeito Fábio Gentil tem compromisso com a população de Caxias e com o futuro da cidade, e para isso, a gente tem promovido visitas técnicas, levando crianças, adolescentes e professores para conhecer de perto a complexidade do processo de tratamento de água. Dessa forma, eles vão valorizar esse bem precioso que é a água. Não podemos apenas aumentar a produção de água tratada, a gente precisa ensinar a evitar desperdícios porque o meio ambiente precisa de uma população que tem respeito e atitudes de preservação”, explica o diretor do SAAE, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira.