Povoado Santa Rosa é beneficiado com novo sistema simplificado de abastecimento de água

Muitas comemorações e agradecimentos, nesse domingo (24), no povoado Santa Rosa, localizado no 3º Distrito de Caxias. A comunidade foi beneficiada com um novo sistema simplificado de abastecimento de água, mudando para melhor a vida de cerca de 90 famílias que dependiam da água do povoado vizinho, o Aliança, ou se deslocavam para pegar água do rio Itapecuru.

A dona de casa, Maria de Jesus, fala do quanto melhorou a vida com a água dentro de casa. “Antes, a gente precisava ir de moto ou de animal pegar água no rio Itapecuru ou num riacho, muito ruim e cansativo porque era distante. A agora, é outra vida, é excelente ter água dentro de casa, é maravilhoso, tá excelente”, elogia.

A gente vinha lutando há muito tempo para trazer a água para a nossa comunidade. E isso foi um compromisso firmado pelo prefeito Fábio Gentil. E hoje esse acordo se torna realidade, o poço saiu. Uma estrutura linda, um dos mais bem feitos aqui no 3º Distrito, água de qualidade. É uma conquista que a gente agradece a Deus, em primeiro lugar e ao prefeito Fábio Gentil”, agradeceu o morador do povoado Santa Rosa, Leonilson da Silva.

Uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf, e a Prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, o novo sistema conta com dois reservatórios de 15 mil litros cada, um poço com vazão de 10 mil litros por hora, além de cerca de 5 km de rede de abastecimento de água.

Essa é a missão do SAAE, levar qualidade de vida para a população caxiense. E estamos mudando a realidade da população aqui da zona rural que hoje vai poder tomar banho no chuveiro e não mais na beira do rio, uma água mais tratada. E o SAAE estará aqui, de domingo a domingo, para garantir que nenhum problema atrapalhe o abastecimento de água dessa comunidade”, enfatizou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Dezenas de famílias das comunidades Santa Rosa, Aliança e Condave, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, autoridades municipais, além da equipe do SAAE Caxias participaram da solenidade de inauguração do novo sistema simplificado de abastecimento.

Graças a Deus, a comunidade Santa Rosa agora está bem servida de água porque eles dependiam do sistema de abastecimento de água do povoado Aliança que, com o aumento das famílias, não dava pra atender as duas comunidades. E o prefeito Fábio Gentil prontamente se manifestou para construir um novo sistema. Agora, a comunidade está bem servida e isso é motivo de felicidade pra todos nós”, ressaltou o vereador Ximenes.

O presidente da Associação de Moradores do povoado Santa Rosa, José Lima, emocionado agradeceu ao prefeito Fábio Gentil e a todos os envolvidos na realização desse sonho para a comunidade. “Muitos aqui da comunidade não acreditavam que o poço seria construído. Eu agradeço a todos os envolvidos, principalmente ao prefeito Fábio Gentil que me prometeu. Muitas pessoas apareceram para ajudar. E hoje não tem alegria maior do que a minha, neste dia 24 de novembro de 2019, estou vendo acontecer aquilo que o pessoal dizia que não ia acontecer, mas eu falava que ia acontecer porque eu sei o prefeito em que eu votei”.

Além da comunidade Santa Rosa, também foram beneficiados com um novo sistema simplificado de abastecimento, na gestão do prefeito Fábio Gentil, os povoados Porção; Goiabeira; Rosário; Olho D’água; Água Branca; Condave; Morada Nova; Pau Pombo e Brejinho.

Firmamos um compromisso com a população da região que, independente da prefeitura, se fôssemos prefeito ou não, nós faríamos um poço. Nós entendemos que água é vida e se há uma necessidade, a gente pode implementar todo esse serviço colocando água para a comunidade. Não se pode viver sem água, é humanamente impossível. E que esse projeto possa continuar nos demais povoados que não dispõem do abastecimento de água. E a gente não faz apenas a perfuração do poço, é um sistema completo – sistema simplificado de abastecimento de água – com a rede de distribuição, a bomba, a caixa e o poço perfurado. Isso, graças a equipe promissora do SAAE, que tem contribuído constantemente com o município de Caxias e com todos os povoados, que tem uma equipe integrada com o objetivo de trabalhar em prol da comunidade. Agradeço ao SAAE, a todos os funcionários e, em especial, a Deus que tem me dado essa oportunidade de estar oferecendo ao povo o sonho que eles desejavam ter, o sonho de ter água em casa”, ressaltou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Além do Sistema de Água, o prefeito anunciou que a ponte ligando Santa Rosa ao povoado São Pedro, também será construída.

Entre os povoados Santa Rosa e São Pedro nós sabemos da necessidade de uma ponte porque no período de inverno não passa carro nem de um lado e nem do outro. E a prefeitura de Caxias se propõe a trabalhar, fazer o processo licitatório e, em janeiro ou fevereiro, começar a construção dessa ponte que possa beneficiar essas comunidades, e promover a interligação, com o objetivo de colocar essas comunidades mais próximas. É um compromisso do município, o prefeito foi eleito para trabalhar e o meu objetivo é trabalhar e oferecer o melhor para a comunidade”, acrescentou o prefeito Fábio Gentil.