Parceria entre governo do Estado e prefeitura de Caxias instala mais um sistema de abastecimento de água no povoado Brejinho


No segundo dia de inaugurações em comemoração ao aniversário de 196 anos de adesão de Caxias à independência do Brasil mais uma comunidade foi beneficiada com um sistema de abastecimento de água. A obra, uma iniciativa da prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) irá beneficiar mais de 80 famílias do povoado Brejinho, às margens da BR-316.

Para o morador do povoado Brejinho, Francisco Júnior, vai mudar tudo a partir de agora com o sistema de abastecimento de água. “A gente pegava água do outro lado da BR-316, todos os dias tínhamos de ir de lá pra, todos os moradores faziam isso. Um morador foi até acidentado tentando atravessar. Agora vai ficar bom”.

O senhor Valdir Sabino, que mora ao lado do novo sistema de abastecimento de água, lembra de quando chegou ao povoado Brejinho. “Quando eu cheguei aqui não tinha nada, nem água, nem casa, só a terra. A gente pegava água bem longe, ia com o carrinho de mão e carregava umas 4x ao dia, a gente usava a água para o plantio e para o consumo dentro de casa. Hoje, eu tenho água, muita diferença”.

O sistema simplificado é formado por uma estrutura de poço tubular, motor de 3 cv de potência, além de um reservatório com capacidade para armazenar 15.000 litros de água potável, garantindo mais saúde e qualidade de vida para toda a comunidade. Um investimento de mais de 200 mil reais.

Lideranças comunitárias, autoridades políticas e um grande público prestigiaram a inauguração do novo sistema de abastecimento de água para as famílias do povoado Brejinho.

Um sonho realizado. Há mais de dez anos a comunidade esperava por este benefício. E como nós temos um prefeito que tem o compromisso voltado para a sua população, na zona rural e no Brejinho não poderia ser diferente. Nosso prefeito procurou apoio e trouxe esse  benefício pra gente. Agora as famílias de todo o Brejinho tem água potável em casa. Do outro lado da BR, temos mais de 5km de rede de cano colocado pelo SAAE. Então, nós só temos a agradecer”, elogiou um dos líderes comunitários do Brejinho, Professor Didi.

Outro líder da comunidade Brejinho, Edival, também agradeceu pelo projeto que levou o sistema de abastecimento de água para a comunidade. “A execução deste projeto aconteceu agora no governo Fábio Gentil, e hoje, mais de 80 famílias estão de parabéns porque carregavam água na cabeça e hoje a água está na torneira de cada um deles”.

O Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, também esteve presente ao evento, na ocasião representando o governador Flávio Dino. “São sistemas de abastecimentos para vários povoados, fruto de uma parceria da prefeitura de Caxias com o governo do Estado, numa ação afirmativa do governador Flávio Dino com o prefeito Fábio Gentil, que teve também uma indicação dos deputados Humberto Coutinho, Adelmo Soares e Zé Gentil, onde nós estamos buscando cumprir uma missão de levar água para as pessoas que mais precisam e nesse segmento, não só da água, mas acima de tudo de saúde porque a água representa saúde, representa vida. E essa é a nossa missão, a cada dia transformar o Maranhão, transformar Caxias num local melhor de se viver, um Estado mais justo, um município mais justo”.

Já o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, ressaltou a gratificação em fazer parte da gestão do prefeito Fábio Gentil que prioriza as famílias da zona rural.

Hoje estamos aqui entregando mais um sistema de abastecimento de água no povoado Brejinho, feito em parceria com o governo do Estado, e aqui desse lado do povoado foram mais de 3.000 mil metros de rede implantados. Do outro lado da BR-316, o SAAE com recursos próprios, implantou mais de 5.000 mil metros. Isso mostra que essa parceria da prefeitura com o governo, só quem ganha é a população. E o prefeito Fábio Gentil tem cobrado isso que a gente sempre trabalhe, de domingo a domingo, para garantir para a população mais dignidade e mais qualidade de vida”.

Um sonho realizado, uma conquista para o povoado, a comunidade Brejinho, esse sistema de abastecimento de água, água que é vida, que gera uma qualidade de vida para a comunidade. Uma parceria importantíssima do governo do Estado com a prefeitura municipal de Caxias, ganha a comunidade, ganha o Governador e estão todos de parabéns para mais esse benefício para o povoado Brejinho”, enfatizou a secretária municipal de políticas públicas para as mulheres, Aureamélia Soares.

O deputado estadual, Zé Gentil, também acompanhou a solenidade de inauguração do novo sistema de abastecimento de água do povoado Brejinho. “Hoje nós estamos dando uma demonstração de que quem ama Caxias faz o que ele está fazendo. É preciso trabalhar e estou aqui para ajudar no que for preciso”.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, falou do trabalho e das parcerias para levar água e mais qualidade de vida para as famílias caxienses.

Nós conhecemos a população rural como a palma da mão, sabemos da necessidade de cada um e conseguimos através do nosso projeto levar esse benefício a todos. Então vir pra cá, contar com o governador Flávio Dino, contar com a parceria do governo do estado do Maranhão, com a SAF – Secretaria de Estado da Agricultura Familiar foi importante porque trouxemos um grande benefício para a população porque água é vida. Tudo o que essas famílias queriam era ser atendidas como cidadãos de bem e terem água nas suas portas e assim fizemos. O dia 2 de agosto de 2019 entregamos esse benefício à população ficou marcado na história do Brejinho, uma nova história, um novo capítulo em que a prefeitura de faz parte e é protagonista de tudo isso. E o nosso compromisso é levar essa água em vários povoados do município de Caxias e eu tenho certeza de que vamos conseguir. Já são dois anos e meio de governo e a tendência é que dos 20 que já fizemos, possamos fazer muito mais, mais 20, mais 30 e, assim, beneficiar a população caxiense.”