Mais qualidade de vida: famílias da zona rural de Caxias são beneficiadas com água potável dentro de casa


“Quando eu cheguei aqui, há 09 anos, era muito dificultoso. A gente tinha que pegar água no poço cacimbão, duas ou três vezes ao dia com o balde. Quando meu marido não ia, eu mesmo pegava, levava o tambor e os litros e trazia no carrinho de mão. Era um sonho ter água em casa, agora vamos ter torneira e chuveiro. Vai mudar tudo, é mais qualidade de vida”, elogia a dona de casa, Ana Carolina da Silva, moradora do povoado Canto Alegre.

A comunidade, localizada no 2º Distrito de Caxias, é mais uma beneficiada pela prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, com a implantação de extensão de rede e a instalação de novas ligações para levar água potável para as famílias caxienses.

“Entendemos que a água é essencial para as pessoas, ainda mais neste momento de pandemia em que é necessário realizar com maior frequência a higienização. E o SAAE, na atual gestão, vem priorizando a zona rural, onde existe um grande déficit de saneamento. Somente na nossa gestão, já são cerca de 5.000 famílias beneficiadas com água potável dentro de casa, ou seja, estamos levando mais saúde e dignidade para as pessoas”, explica o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

No povoado Canto Alegre, foram implantados cerca de 2.000 metros de extensão de rede e estão sendo instaladas 19 novas ligações de água potável beneficiando as famílias da comunidade.

“A gente usava a água do cacimbão daqui, mas ele chegou a secar. Aí, pegávamos água do riachão, num córrego que fica longe. A gente usava jumento, colocava os baldes na cangalha e levava pro riacho. Sendo que no inverno, a água tava pouca e ainda tinha os bichos que banhavam no local. E quando cavaram o poço, a gente começou a pegar água mais perto de casa. E com a rede, vai melhorar bastante pra todos. São benefícios pra comunidade”, explica a moradora Jacilene de Jesus.

Outra moradora da comunidade, a idosa Maria do Socorro Cruz, chegou ao povoado Canto Alegre há 50 anos. Ela criou nove filhos e também fala do sacrifício que era carregar água na cabeça pra beber e realizar as tarefas de casa.

“A gente pegava água do riacho, carregava lata d´água na cabeça. Íamos de manhã, enchia as vasilhas e de tarde de novo, ia banhar. Aí, depois de muito tempo, abriram o cacimbão, mas a água não era boa. Agora, eu fico aqui acompanhando os trabalhadores do SAAE, pra colocar a encanação de água, é bom demais. Eu tô feliz, vai melhorar a vida aqui em casa”, elogia a moradora.

Melhorias na rede de abastecimento de água

Neste período de pandemia da Covid-19, no qual os usuários precisam intensificar a higiene e a limpeza, o SAAE Caxias intensifica os trabalhos para garantir o abastecimento de água nas zonas urbana e rural do município. Os trabalhos vão desde a implantação, substituição ou extensão da rede de abastecimento de água, além da setorização por meio da instalação de registros que garantem mais flexibilidade para as manobras do sistema na hora de retirar vazamentos.