Instituições promovem atividades de conscientização para comemorar o dia internacional da árvore e mundial da água

Para comemorar hoje (21), o dia internacional das florestas e da árvore, e o dia mundial da água, dia 22 de março (sexta-feira), o SAAE Caxias, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio da Secretaria Adjunta de Urbanismo, promovem uma programação especial.

Nesta quinta-feira (21), foi realizada uma blitz urbana, nos sinais da praça da Chapada, no Centro de Caxias, com a entrega de sementes de árvores frutíferas e ornamentais para chamar a atenção da população para a importância da arborização da ruas e avenidas.

“Com essa ação, vamos estimular as pessoas na arborização de Caxias, afinal, nas cidades as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Entre os benefícios podemos citar o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, além da redução do impacto da água de chuva e auxílio na diminuição da temperatura”, explica o secretário adjunto de urbanismo, Gentil Neto.

Já na sexta-feira(22), às 9h, será realizada uma roda de conversa com os estudantes do ensino fundamental da escola pública Hélio Queiroz, no bairro Caldeirões, sobre o tratamento da água realizado nas estações de tratamento do SAAE Caxias e combate ao desperdício; poda e paisagismo urbano e a importância da preservação dos rios.

É muito importante todas as gerações, começando dos mais novos, ter a consciência da importância da árvore e da água, por isso existem essas datas dedicadas no calendário neste mês de março, porém a gente precisa contribuir para a preservação desses recursos naturais durante todo o ano, ressalta o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Para a Secretária de Educação de Caxias, Célia Damasceno, a preservação dos biomas florestais é de suma importância para a manutenção da vida. “Somos privilegiados por possuir grandes riquezas naturais como as florestas, minérios, água em abundância, a maior biodiversidade do planeta. Só precisamos nos conscientizar que as florestas dependem de água para sobreviver, assim como a água precisa da floresta para nascer. Precisamos preservar e cuidar da natureza”.