Famílias do povoado Santana são beneficiadas com sistema simplificado de abastecimento de água

Como parte da programação do aniversário de adesão de Caxias à Independência do Brasil, celebrado nesse domingo (01), a prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, inaugurou o sistema simplificado de abastecimento de água do povoado Santana, localizado no 2º Distrito da cidade.

A solenidade de inauguração foi realizada no último sábado (31) e contou com a presença do Prefeito, Fábio Gentil, secretários municipais, vereadores, colaboradores do SAAE Caxias, além de moradores, amigos e familiares da comunidade.

O novo sistema simplificado que conta com uma estrutura formada por um poço tubular de 70 m de profundidade; vazão de 6.500 l/por hora; motor bomba de 2 CV de potência; reservatório com capacidade para armazenar 15 mil litros de água, além de 1.200 m de rede de abastecimento irá beneficiar, com água potável, 21 famílias da comunidade.

Para a moradora da comunidade, Auridéia Gomes da Silva, é uma grande alegria ter água de qualidade dentro de casa. “Antes, a gente tirava água do poço cacimbão e levava pra casa pra beber e cozinhar. No verão essa água era boa, mas no inverno ela ficava muito salgada, mas como não tinha outra água, a gente tinha que consumir. Agora, com esse novo poço, a gente tem água de qualidade pra banhar, cozinhar e pra tudo, é muito bom, estou feliz”, ressaltou.

Nós só temos a agradecer ao nosso prefeito Fábio Gentil por estar aqui hoje realizando essa inauguração, um importante trabalho para a nossa comunidade, Santana está de parabéns por estar recebendo essa obra e muitas outras que ainda virão para melhorar a vidada nossa comunidade”, elogiou o morador da comunidade, Carlos Antônio.

O povoado Santana é mais uma comunidade beneficiada na gestão do prefeito, Fábio Gentil, com água de qualidade. Desde 2017, já foram instalados 30 sistemas simplificados de abastecimento de água na zona rural da cidade. E outros estão em andamento.

O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, tem a missão de levar qualidade de vida para a população e a zona rural da cidade é uma das nossas prioridades. Hoje estamos aqui no povoado Santana proporcionando mais qualidade de vida para essas famílias. O SAAE além de entregar o poço vai dar toda a assistência realizando as manutenções periódicas no sistema de abastecimento. Um trabalho que promove mais saúde para a população”, enfatizou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Esse era um sonho antigo aqui na região, praticamente em todas as comunidades nós já servimos com água potável, mas Santana ainda não contava com esse benefício. Os governos passados prometeram, mas nada foi realizado. No ano passado, eu estive aqui com o Fábio, nos reunimos com a comunidade e prometemos. Hoje estamos aqui entregando esse que é um sonho deles”, ressaltou o vereador Ximenes.

Também presente na inauguração, a secretária de Governo, Amanda Gentil, falou sobre os trabalhos da prefeitura de Caxias para continuar desenvolvendo a cidade. “Estamos tentando fazer cada dia mais pela nossa cidade, e o sistema de abastecimento de água aqui do povoado Santana mostra mais um compromisso da prefeitura com Caxias. Essa obra, eu tenho certeza, de que não é a primeira e nem será a última. Nós temos muito tempo de trabalho ainda e vamos levar mais água para as comunidades porque isso mostra que nós nos preocupamos com a população. A zona rural não vai ser deixada de lado porque água é vida”.

A secretária Municipal de Assistência Social, Ana Lúcia Ximenes, ressaltou a importância do trabalho na zona rural. “Não são todos que têm essa coragem de trabalhar na zona rural, é preciso ter coragem. E Fábio me chamou para fazer esse trabalho, ver as necessidades das comunidades. E um morador daqui me pediu pra conhecer o povoado Santana e ver a necessidade da água dessas famílias. Esse benefício não é um sonho meu, é uma realidade nossa, é um sonho que sonhamos juntos e que por isso ele se realizou. Eu não poderia deixar de agradecer ao nosso prefeito, Fábio Gentil, pelo trabalho e compromisso em levar essas ações”.

Promover qualidade de vida para a população caxiense, tanto da zona urbana quanto da zona rural, é prioridade na gestão do prefeito, Fábio Gentil. “Não há nada mais feliz pra nós que somos agentes públicos do que ver expressado no rosto da população a alegria de um sonho realizado. Água é vida e trazer essa obra, um sonho antigo de mais de 20 anos, não tem preço. E estamos trabalhando todos os dias para melhorar, cada vez mais, o nosso município e eu tenho certeza de que estamos conseguindo. Levar água para a comunidade é levar vida, e vamos continuar com o SAAE trabalhando desta forma. E aproveito para agradecer todo o povo, em função do SAAE, que trabalharam para trazer esse benefício e é dessa forma, alegrando o povo e valorizando a população que se constrói uma cidade cada vez melhor”, reforçou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.