Famílias do povoado Rosário ganham sistema de abastecimento de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias juntamente com o prefeito Fábio Gentil entregaram mais uma obra que vai levar água de qualidade para a zona rural de Caxias. Cerca de 60 famílias do povoado Rosário, localizado no 1º Distrito de Caxias, foram beneficiadas com mais um sistema de abastecimento de água que foi inaugurado nessa sexta-feira (13) em clima de festa, reunindo a comunidade e autoridades.

Com 3.400m de extensão de rede, o sistema de abastecimento de água conta com a estrutura de poço tubular com um motor de 1,5 cv de potência, um reservatório com capacidade de 10.000L, além de um inversor de frequência que converte a energia monofásica para trifásica e melhora as proteções elétricas, uma inovação do SAAE Caxias, o primeiro do Nordeste a investir nesse tipo de tecnologia para acionamento de bombas submersas de poços.

O inversor de frequência é uma inovação do setor industrial que aumenta a proteção elétrica do sistema, além de gerar uma economia de até 30% no consumo de energia”, explica o técnico em eletroeletrônica do SAAE, Ismael Santana.

Essa é mais uma obra do governo Fábio Gentil que vem melhorando a vida de quem mora na zona rural de Caxias. “O governo municipal tem trabalhado com toda a sua equipe para fazer com que toda a população da zona rural seja assistida e tenha condições de moradia, de vida; e água é vida. A gente percebe a alegria estampada no rosto de cada criança, de cada pessoa, quando abre a torneira e encontra água. Um bem como esse fica guardado na memória e jamais será esquecido”, enfatiza o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Para a zeladora Nilsa Menezes Pereira, que mora há 40 anos no povoado Rosário, ver água na torneira da casa dela é um sonho. “Eu moro aqui há 40 anos e sempre enfrentamos dificuldades para pegar água, cheguei até a comprar água. Agora, acabou isso, o nosso sonho da água encanada foi realizado. É um dia de festa, só agradeço a equipe do SAAE”, agradece.

De acordo com o diretor do SAAE/Caxias, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira, o trabalho não para na inauguração. “O SAAE na gestão do prefeito Fábio Gentil se preocupa com a zona rural e, aqui, no povoado Rosário, a gente está beneficiando cerca de 60 famílias e o trabalho não para aqui com a inauguração. A gente vai, semanalmente, monitorar a qualidade da água, um trabalho que vai gerar mais saúde preventiva para essas famílias. É água de qualidade dentro de casa”, garante o diretor do SAAE, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira.

O lavrador Marivaldo Pereira Moura é só elogios para a nova realidade do povoado. “Pra nós é um dia muito significativo. Agora, a gente tem água em casa, vai facilitar tudo, ter banheiro e água do chuveiro, isso é muito gratificante”.