ETA Volta Redonda passa por melhorias nesta quinta-feira


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias vai executar nesta quinta-feira (24), no horário de 8 às 13h, trabalhos de manutenção que irão garantir mais eficiência para o tratamento de água realizado na Estação de Tratamento (ETA) da Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Caxias.

A primeira atividade consiste na reforma do decantador 04 da ETA. “Já realizamos o nivelamento dos três primeiros decantadores e agora iremos fazer isso com o último para melhorar essa etapa do tratamento da água que é responsável pela retenção dos flocos em suspensão, evitando assim, que mais sedimentos cheguem aos filtros”, explicou o coordenador de Produção e Qualidade do SAAE Caxias, Edson Mauro.

A segunda atividade consiste na manutenção preventiva na subestação de energia elétrica da ETA, evitando que “quando tiver qualquer oscilação na qualidade da energia fornecida ou descarga atmosférica, as proteções atuem corretamente a fim de evitar queima dos transformadores e motores, atrapalhando o funcionamento da estação e interrompendo o fornecimento da água para a população”, acrescenta o coordenador.

Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, “esses trabalhos são importantes para garantir o funcionamento eficiente da estação de tratamento da Volta Redonda, em todas as épocas do ano, principalmente no período chuvoso em que a água do rio apresenta uma turbidez elevada, ou seja, com muitos sólidos em suspensão”.

Durante o trabalho, fornecimento de água será interrompido nos seguintes bairros: Pampulha, Volta Redonda, Cangalheiro, Vila Alecrim, Vila Lobão, Castelo Branco, Nova Caxias, Cohab, Refinaria, Centro, Seriema, Vila São José, São Francisco e Baixinha.

Após a ação, a rede será pressurizada e de forma gradativa será normalizado o abastecimento de água, até às 16h desta quinta-feira, iniciando pela parte mais baixa e finalizando na parte mais alta da cidade.