ETA Ponte passa por limpeza nesta quarta-feira


Para garantir a qualidade da água fornecida à população, principalmente neste período de chuvas, o SAAE Caxias vai manter a limpeza e manutenção preventiva das estações de tratamento de água localizadas nos bairros Ponte e Volta Redonda. Nesta quarta-feira (01), será na ETA Ponte que abastece 07 bairros da cidade.

O trabalho de limpeza e manutenção corretiva é muito importante, principalmente neste período de chuvas, em que aumenta a quantidade de sedimentos e sujeira no leito do rio Itapecuru, principal fonte de captação de água de Caxias.

Neste período invernoso, a quantidade de sedimentos que é carregada pela água do rio Itapecuru aumenta muito, se multiplica, e nas etapas do processo de tratamento de água – nas primeiras etapas de coagulação, floculação e decantação – eles se acumulam ao longo do tempos nos tanques e para garantir a qualidade da água é preciso retirar esses sedimentos, ou seja a limpeza , evitando que eles passem para as etapas posteriores de tratamento da água, como a filtração. E pra evitar sobrecarregar os filtros, a gente faz as manutenções preventivas”, explica o coordenador de Produção e Qualidade do SAAE Caxias, Edson Mauro.

As limpezas são realizadas a cada 15 dias, nas quartas-feiras, geralmente no horário da noite. Nesta quarta-feira será a vez da ETA PONTE, no horário de 18 às 21h. Portanto, neste período, o abastecimento de água será interrompido nos seguintes bairros: Campo de Belém, Salobro, Pirajá, Trizidela, Ponte, Caldeirões e Tamarineiro.

O SAAE Caxias orienta que as famílias reservem água e evitem o desperdício. Após a conclusão da limpeza e manutenção preventiva, o abastecimento de água, será gradativamente normalizado.