Estudantes de engenharia civil visitam a ETA Volta Redonda


Mais de 20 estudantes do 2º e 8º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA visitaram nesta quinta-feira (16) a Estação de Tratamento do SAAE localizada no bairro Volta Redonda.

A atividade faz parte da programação curricular das disciplinas de Saneamento e Ciências do Ambiente por meio da qual os estudantes acompanharam na prática todas as etapas do processo de tratamento de água.

“Como na disciplina de saneamento a gente vê todos os estágios do processo realizado dentro de estação de tratamento de água, é muito bom trazer os alunos pra uma prática. É uma extensão do conhecimento, uma forma de tirar os alunos da sala de aula e mostrar pra eles a experiência de um técnico dentro da estação, o trabalho na prática”, explica o professor Carlos Eduardo.

Desde inicio deste ano, mais de 400 estudantes de escolas públicas e faculdades de Caxias já visitaram a ETA Volta Redonda. Para o químico do SAAE, Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes, e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem”.

Para a estudante do 8º período de engenharia civil, Slanna Costa, a visita foi inspiradora. “É muito bom visualizar na prática o comportamento, a dosagem e as substâncias utilizadas no tratamento da água. Verifiquei aqui que todo esse processo é realizado com base em normas executadas por profissionais capacitados, isso nos inspira como futuros profissionais”, elogiou.

Saio dessa visita bem mais consciente de como eu devo usar a água, os cuidados com a limpeza da caixa d’agua, além de mudar pequenos hábitos para evitar o desperdício”, disse a a estudante Mariana Guimarães, aluna do 8º período de engenharia civil.