Educação ambiental: crianças visitam estação de tratamento de água do SAAE


A Estação de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias, localizada no bairro Volta Redonda, abastece de 60% da população da cidade. E mensalmente abre as portas para receber estudantes e professores de diversas escolas para visitas técnicas e orientações pedagógicas e ambientais.

Nesta quarta-feira (28), crianças, com idades de 06 e 07 anos, estudantes da Escola Turma do Pimpolho, na Vila Alecrim, acompanharam de perto todo o processo de tratamento da água durante uma visita à Estação. A atividade faz parte da programação especial da Semana da Água desenvolvida na unidade escolar.

Para a professora Luzilene Silva, a visita tem o objetivo de chamar a atenção dessas crianças para os cuidados com a água dentro de casa. “Como nós estamos constantemente falando pra eles dentro da sala de aula da importância da água pros seres humanos e pros animais, é importante eles acompalharem de perto como essa água chega até a casa deles e assim, ajudam a combater o desperdício em casa. Eles Chamam a atenção dos pais, são crianças que tem uma percepção muito rápida e chamam até a nossa atenção na sala de aula”.

O José Lucas, de 06 anos de idade, aprendeu direitinho como pode evitar o desperdício de água em casa. “Quando eu for escovar os dentes e não precisar mais da água, devo fechar a torneira e pra lavar o carro tem que usar o balde porque a mangueira desperdiça muita água”.

Já Sandra Emília, de 06 anos de idade, além das dicas de como economizar água, saiu da estação com a convicção de que “sem água a gente vai morrer”, afirmou a pequena.

Para o químico industrial do SAAE, Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber essas crianças e mostrar pra elas o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, elas saem daqui mais conscientes, e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem”.