Diretor do SAAE Caxias é destaque em evento nacional sobre saneamento

Buscando promover uma gestão eficiente dos serviços municipais de saneamento, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae está desenvolvendo o projeto “Momento do Associado”. E o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, que faz parte do Conselho Diretor da Assemae, foi um dos palestrantes do painel de experiências realizado nessa terça-feira (20).

Com a temática, “Recuperação de receitas durante a pandemia”, o evento foi realizado de forma virtual e contou com a participação de representantes de 60 municípios associados. O Diretor do SAAE Caxias, Arnaldo Arruda, destacou a importância da troca de experiências entre instituições da área do saneamento e a oportunidade de projetar a experiência de Caxias para outros estados.

A pandemia trouxe muitos desafios para os gestores de instituições públicas e privadas em todo o país e aqui em Caxias não foi diferente. No painel, ressaltamos as medidas adotadas no SAAE para assegurar o funcionamento da área operacional, prevenir a transmissão do vírus e garantir a segurança dos nossos colaboradores. Apresentamos também como essas ações foram positivas para a continuação do nosso trabalho, e compartilhamos com outros gestores as nossas estratégias para enfrentar as perdas na arrecadação”, destaca o diretor.

O “Momento do Associado” nasceu em março deste ano, com o objetivo de debater questões técnicas e institucionais do setor de saneamento, especialmente durante o período de pandemia. Os eventos ocorrem semanalmente de forma online, a partir do acesso exclusivo de associados. Trata-se de uma ação que dialoga com a missão estatuária da Assemae, isto é, a promoção do intercâmbio de experiências para o desenvolvimento dos serviços municipais de saneamento.

Queremos aprender com as grandes empresas, trazer as experiências de sucesso de outras entidades do saneamento e para isso, contamos com o apoio da Assemae que nos possibilita essa troca de experiências exitosas e nos dá ferramentas para trabalhar para o crescimento do setor de saneamento em todo o país. É fundamental o trabalho em equipe, porque uma empresa que trabalha sozinha, sem parceria de outras empresas; instituições de ensino; e o apoio da comunidade, tem mais dificuldades para alcançar a excelência”, considera o diretor Arnaldo Arruda.

Somente neste primeiro semestre de 2021 foram realizados cinco encontros virtuais, incluindo temas como planejamento, sustentabilidade econômica, gestão da qualidade, engenharia de gestão e impactos da Lei 14.026/20.

*com informações da ASCOM/ASSEMAE