Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do SAAE Caxias participa de treinamento


Os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA do SAAE Caxias participam até sexta-feira (30) de treinamento no auditório da ETA Volta Redonda. A comissão, formada por 14 integrantes, foi escolhida pelos trabalhadores por meio de votação, e empregadores nomeados pela diretoria.

Durante o treinamento, os colaboradores recebem orientações sobre inspeção, investigação e análise de acidentes, realização de campanhas de segurança; recebem instruções sobre primeiros socorros e equipamentos de proteção individual; além de instruções sobre os princípios básicos de prevenção de incêndios e saúde do trabalhador.

Na manhã desta quinta-feira (29), as orientações foram sobre doenças laborais e dicas de bons hábitos de postura no ambiente de trabalho desenvolvidas pelos profissionais do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

Nós começamos o treinamento de hoje falando de ergonomia, citando a NR 17 – que visa o mobiliário, estrutura ambiental e condicionamento físico dos colaboradores para evitar doenças osteomusculares, além de medidas preventivas e dicas de postura, como levantamento e transporte de peso para evitar lesões, principalmente na coluna. Para eles, membros da CIPA, é fundamental ter a visão do coletivo e repassar o conhecimento  para os demais colegas”, explica a terapeuta ocupacional do CEREST, Dyener Moura.

Para a vice-presidente da comissão, Débora Oliveira, o curso de formação está sendo bastante importante para o trabalho que eles irão desenvolver. “Nós estamos conseguindo agrupar conhecimentos para interagir no dia a dia do nosso trabalho e, como integrante da CIPA, estaremos aptos a ajudar os demais colegas de trabalho nessa prevenção de acidentes”.

A CIPA tem papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

A Comissão torna compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. E a gente conta com a participação dos colaboradores do SAAE, dos diversos setores, para fortalecer a comissão e o seu papel na empresa”, reforça o técnico em segurança do trabalho do SAAE Caxias, Rivelino Barbosa.