Começa a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho do SAAE Caxias

Iniciou nesta segunda-feira (04), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do SAAE Caxias. O evento segue até a próxima sexta-feira (08). A SIPAT tem o objetivo de conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

A programação de hoje foi dedicada à saúde do trabalhador como forma de incentivar os colaboradores a desenvolverem suas atividades cuidando da postura e do corpo.

O trabalhador precisa observar como ele realiza o seu trabalho, ou seja, qual o tipo de postura que ele está exercendo. Se ele está dobrando muito a sua coluna, ele pode dobrar a sua articulação do joelho pra não sobrecarregar a coluna. Ele precisa observar se que o equipamento que ele está usando é muito pesado, ele pode dar uma pausa; pode realizar exercícios pra aliviar a tensão da musculatura que ele exerce”, explica a terapeuta ocupacional do CEREST, Dyener Moura.

Depois de dois anos, devido às restrições impostas pela pandemia, a atividade volta a ser realizada pela Autarquia. Mais uma demonstração do compromisso da gestão do SAAE com a política de valorização dos seus colaboradores.

O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, entende que nenhum resultado operacional é mais importante do que a segurança dos seus colaboradores. E não temos medido esforços para garantir um ambiente de trabalho saudável, com investimentos em capacitação nas áreas de manuseio de produtos químicos, trabalhos em altura e eletricidade; e por meio de parcerias com o CEREST e o Ministério do Trabalho. Além de investimentos em EPIs e compra de novo fardamento para garantir um ambiente de trabalho seguro”, enfatiza o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Para a colaboradora do SAAE Caxias, Edilene Ripardo, a atividade ensinou a prevenir acidentes de trabalho por meio dos cuidados com o corpo. “A atividade foi muito boa porque começou com uma atividade laboral, fundamental pra nós trabalhadores que realizamos muitos exercícios repetitivos. Precisamos nos movimentar, melhorar a nossa postura e cada vez mais cuidar do corpo pra prevenir acidentes e doenças futuras. Agradecemos o SAAE pelo evento”, elogia.

A segurança no trabalho é fundamental pra que eu e meus colegas possamos executar as nossas atividades diariamente, principalmente com os equipamentos de proteção individual. E aqui hoje pudemos cuidar do corpo, e aprender mais sobre as posturas na hora de executar o nosso trabalho”, explica o colaborador Valdinar Lima.

Durante a semana, os colaboradores serão orientados sobre várias temáticas como saúde do trabalhador; prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros; equipamentos de proteção individual e coletiva; além de segurança no trânsito. As ações educativas contarão com a participação do Centro de Ciência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); 5º Batalhão de Bombeiros Militar e Ciretran Caxias.