Colaboradores do SAAE recebem treinamento sobre segurança do trabalho


Integrantes da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE, participaram no período de 21 a 25 de agosto de um treinamento sobre o papel da comissão no ambiente de trabalho. O curso foi realizado no auditório da ETA Volta Redonda.

Durante o treinamento, a nova comissão recebeu orientações sobre inspeção, investigação e análise de acidentes; foram capacitados para a realização de campanhas de segurança; receberam instruções sobre primeiros socorros e equipamentos de proteção individual, além de instruções sobre os princípios básicos de prevenção de incêndios.

De acordo com a Norma Regulamentadora 24, da portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, a CIPA é escolhida anualmente para desempenhar um mandato de um ano. Este ano, a comissão é formada por 20 integrantes, entre representantes dos empregados – escolhidos pelos trabalhadores por meio de votação, e empregadores – nomeados pela diretoria.

Para o presidente da Comissão, Edson Mauro, que exerce a função de coordenador de qualidade do SAAE, é uma grande responsabilidade fazer parte dessa comissão que tem um importante papel na qualidade do ambiente de trabalho. “O nosso papel é estar presente na vida e no trabalho dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades”.

É missão da CIPA também a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com o ambiente corporativo, até mesmo aqueles que prestam serviço para a empresa. “Estamos aqui treinando essa equipe para atuar na segurança do trabalho desenvolvido pelos colaboradores do SAAE nos diversos setores. Eles vão sair daqui com conhecimentos básicos para atuar na prevenção de riscos de acidentes, além de promover e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança, bem como a promoção das campanhas de segurança que serão desenvolvidas este ano, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT)”.

Aos trabalhadores da empresa compete indicar à CIPA situações de risco, apresentar sugestões e observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) e de proteção coletiva fornecidos pelo empregador, bem como submeter-se a exames médicos previstos em Normas Regulamentadoras, quando aplicável.

A gente precisa criar um ambiente de trabalho que traga segurança, pois muitas das nossas atividades envolvem situações de riscos. É prioridade da nossa gestão cuidar da saúde e integridade dos trabalhadores do SAAE, e a CIPA contribui para isso, para criar uma cultura de segurança dentro da nossa empresa”, considera o diretor do SAAE/Caxias, o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira.

A CIPA também tem o papel de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, promovendo a humanização das atividades.