Colaboradores do SAAE Caxias participam de atividade da campanha Janeiro Branco

Janeiro é o mês dedicado à saúde mental. E pensando na qualidade de vida dos colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE foi realizado, nesta sexta-feira (27), um bate-papo sobre a temática. A atividade teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe multiprofissional do CAPS AD III.

Antes do bate-papo, os colaboradores participam de uma dinâmica com ginástica laboral. A ação é uma oportunidade para despertar uma reflexão de como anda o dia a dia, as relações pessoais e profissionais e assim, evitar o adoecimento psicológico e mental, pois uma pessoa que não está bem mentalmente, não consegue desenvolver suas funções profissionais – seja na rua, no escritório, com as máquinas.

De acordo com o psicólogo Kayle Rodrigues, é preciso compreender o cenário em que vivemos e a rotina acelerada. “Já amanhecemos ligados em uma tomada, mas é preciso desacelerar, pois o pensamento é um sistema involuntário; eu não controlo, mas eu controlo a minha produção de saúde mental. Eu me levantei, a mente já está acelerada e o que fazer, eu já vou pra rede social? Não, calma, aproveita que o dia nasceu e você pode ressignificar o seu momento, de estar bem com você, com o seu parceiro e seu vizinho. Pegue sol, sente-se à mesa pra tomar café…ou seja, tenha uma rotina e vá pro dia produtivo de trabalho. E após o trabalho, não esqueça de criar um momento de atividade física, afinal, a atividade física é reconstrução, pra desligar a mente do profissionalismo e no fim do dia, promova um momento de prazer. São os momentos saudáveis que nos reconstroem”, explica o psicólogo.

Para o colaborador do SAAE Caxias, o bombeiro encanador Rivaldo Marques, a ação é muito importante porque possibilita dar uma pausa nas atividades para cuidar da saúde mental. “O nosso corpo vai dando sinais quando estamos estressados ou vivendo um momento turbulento. Por isso, é sempre bem-vindos as instruções dos profissionais da saúde, acende o alerta para o nosso dia a dia porque a gente acaba esquecendo com a rotina. E ações como essas nos fazem refletir e nos ajudam a produzir novos hábitos. São palavras de vida que salvam vidas”, elogia o colaborador.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela direção do SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, de valorização das pessoas. “Além de investir na segurança e na saúde física dos nossos colaboradores, precisamos investir na saúde mental deles porque nossa rotina é puxada, muitos chamados de emergência, e trabalhamos em equipe; e o colaborador precisa estar motivado para proporcionar melhores serviços para a população de Caxias”, reforça o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Campanha Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco é sempre realizada no inicio do ano porque representa o inicio de mudanças comportamentais que vão ajudar pelo resto do ano. A cor de referência é a branca, onde se dá a mistura de todas as cores, por meio do qual se expressa a ressignificação da vida, a transformação, e o sentido à existência.