Colaboradores do SAAE Caxias participam de ação da campanha novembro azul

Os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE começaram a semana cuidando da saúde. Eles participaram, nesta segunda-feira (21), de um bate-papo sobre o câncer de próstata e pênis. Uma ação da campanha Novembro Azul promovida pela prefeitura de Caxias, por meio do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, com o apoio dos acadêmicos de enfermagem da Unifacema.

O CEREST enquanto articulador e disseminador da Política de  Saúde do trabalhador e da trabalhadora atua em vários eixos, entre eles podemos destacar o de educação em saúde, que tem o intuito de orientar e conscientizar a população quanto aos adoecimentos ocupacionais e acidentes de trabalho. E aproveitando a campanha novembro azul, estamos abordando não somente sobre a saúde do trabalhador e o câncer de próstata, que é o 2° tipo de câncer mais comum entre os homens, mas também realizar uma conscientização sobre a  importância da realização  de consultas e exames médicos preventivos para evitar  e detectar problemas de saúde”, ressaltou o enfermeiro do CEREST, Tarcísio Marinelli.

Na oportunidade, os colaboradores foram orientados para a realização de exames preventivos, receberam informações sobre os fatores de risco e dicas de como ter uma vida mais saudável e, assim, prevenir doenças.

“Foi uma atividade muito produtiva, principalmente pra gente que já está acima dos 45 anos. É preciso cuidar da saúde, fazer exames preventivos e saber dos fatores de risco pra vida do homem”, elogiou o colaborador do SAAE Caxias, Afrânio Rocha.

Os homens do SAAE Caxias também receberam atendimento médico, aferiram a pressão e fizeram exames de sangue.

Para o colaborador José Ferreira, “é sempre uma oportunidade pra reforçar os cuidados com a saúde, de alerta para o exame do toque e outras orientações que o homem precisa ter para não se descuidar”.

Segundo informações do setor de recursos humanos do SAAE Caxias, 56% dos funcionários são homens acima de 40 anos, o que acende um alerta para o câncer de Próstata. Por isso, a Autarquia não mediu esforços para levar até seus colaboradores os serviços de saúde oferecidos pela campanha.

Essa ação é também uma forma de estarmos em sintonia com a Prefeitura de Caxias na campanha Novembro Azul, proporcionado aos nossos colaboradores um dia para que eles cuidem da saúde e assim, valorizarmos a nossa equipe e ajuda-los na prevenção de doenças”, destacou o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira, diretor administrativo do SAAE.