Aniversário de Caxias: prefeitura, por meio do SAAE, inaugura mais um sistema simplificado de abastecimento de água na zona rural

As famílias do povoado Centro do Mário, no 1º Distrito de Caxias estavam em festa nessa segunda-feira (01), pela chegada da água encanada. Mais uma obra da prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

Como parte das comemorações de aniversário do município – 199 aos de Adesão à Independência do Brasil, foi inaugurado o sistema simplificado de abastecimento de água da comunidade.

Para quem nasceu e cresceu na comunidade, como a Maria Rita Moraes, é uma grande alegria ver a vida melhorar com a chegada da água.

A gente pegava água de um cacimbão que tinha distante de casa, e vinha com a lata na cabeça. Isso se repetia de 5 a 6 vezes ao dia, subindo ladeira. Agora mudou tudo, as crianças vão poder banhar no chuveiro”, comemora a moradora.

A estrutura conta com poço tubular de 70 m de profundidade, e vazão de 6.000 litros de água por hora; motor de 2 cv de potência; e reservatório com capacidade para armazenar 10.000 litros de água potável.  O SAAE Caxias também já instalou cerca de 1 km de rede abastecimento, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a comunidade.

O SAAE Caxias tem como missão levar qualidade de vida para todos os caxienses, na zona rural e urbana. E hoje, Caxias comemora 199 anos, e nós estamos ultrapassando a marca de mais de 6 mil famílias que passaram a ter água dentro de casa na gestão do prefeito Fábio Gentil. E isso é mais dignidade. Aqui no povoado Centro do Mário já são mais 20 famílias que estão sendo beneficiadas. E o SAAE tem esse compromisso de garantir pra população uma qualidade de vida e nós sabemos que água é saúde e também mais dignidade”, ressalta o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

A Autarquia, além de instalar todo o sistema de abastecimento de água, irá também dar manutenção à estrutura para garantir o abastecimento das famílias, de domingo a domingo.

Os pais da Maria do Socorro moram no povoado Centro do Mário. Ela lembra do sofrimento de subir e descer ladeira pra pegar água pra família. “A gente ia buscar água lá embaixo e subir ladeira, era difícil demais. São mais de 30 anos nesse lugar, com essa dificuldade. E pra cobrir a casa, foi outro sofrimento sem água. Agora, eu tenho muito orgulho por eles terem passado por tudo isso e ter água pertinho da casa deles. Estou muito satisfeita, hoje é água pra todo mundo do Centro do Mário”, agradece Maria do Socorro.

Seu Herculano Araújo mora no povoado vizinho ao Centro do Mário e foi prestigiar a alegria dos amigos que residem na comunidade. “É importante demais isso aqui, eu gostei e ver meus amigos tudo beneficiado, como eu sou também, é bom demais. Tá todo mundo de parabéns”.

Somente na gestão do prefeito Fábio Gentil, foram instalados 32 sistemas simplificados de abastecimento de água, nos três distritos de Caxias e mais 13 estão em andamento.

A nossa intenção é de levar água pra toda a população caxiense, e a zona rural também é merecedora disso. Eu tenho certeza de que o sistema simplificado de abastecimento de água, juntamente com o SAAE, tem contribuído constantemente pra valorização e respeito porque água é vida. Temos feito isso. Hoje, é a comunidade Centro do Mário. Amanhã, outras comunidades serão beneficiadas, temos esse compromisso com a cidade de Caxias. Já inauguramos escolas, base descentralizada do SAMU, a UPA Veterinária e mais uma escola aqui no Centro do Mário. Isso mostra o comprometimento do poder público municipal com toda a cidade de Caxias, independente que seja da zona rural ou urbana, todos nós merecemos. Eu fui eleito pra isso, para cuidar da cidade. Fui eleito para tratar bem a nossa população, para levar o benefício à comunidade da zona rural e nós vamos continuar fazendo isso. A gente parabeniza, neste momento, todos do SAAE, na pessoa do Arnaldo Arruda, que tem se dedicado constantemente para que esse benefício possa chegar. E eu tenho certeza de que hoje, aniversário da cidade, Adesão à Independência do Brasil, quem ganhou o presente foi a população que sai daqui satisfeita com esse benefício de extrema necessidade que é a água”, enfatizou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.