Alunas do IFMA visitam estação de tratamento de água do SAAE Caxias


A Estação de Tratamento de Água do SAAE Caxias localizada no bairro Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população, fez parte do roteiro de visitas de alunas do curso Auxiliar de Fiscalização Ambiental do Programa Mulheres Mil do IFMA, campus Caxias.

A aula de campo faz parte da temática “Água: etapas de captação, tratamento, distribuição, e consumo humano consciente e sustentável”, da disciplina de Educação Ambiental.

Essas alunas puderam consolidar os saberes e aprendizados da disciplina de educação ambiental, ouvindo as explicações dos técnicos do SAAE, demonstrando assim o quanto é eficiente o trabalho realizado aqui. Então, o IFMA só tem a agradecer pela parceria na formação das nossas alunas”, explicou o professor Denilson Barbosa.

A Estudante, Eurídice Moura, destacou a importância do tratamento da água. “Eu achei interessante a parte da importância do tratamento de água desde a captação até o monitoramento, com destaque para forma como essa água chega à comunidade”.

“Eu achei super importante a aula de campo hoje pra gente poder entender a questão do tratamento da água, observando as etapas desse tratamento que começa no rio até o momento em que chega às nossas casas, além de nos ajudar no uso consciente da água”, disse a estudante Josyane Silva.

O Líder Operacional da ETA Volta Redonda, Bruno Rodrigues, acompanhou a turma e apresentou cada etapa do tratamento da água. “Quando as pessoas conhecem todo o processo de tratamento da água, verificam o quanto é trabalhoso e tem um custo. Assim, tornam-se mais conscientes”.