Home > A Instituição / Missão / Visão / Valores > Sistema de Água – Diagrama unifilar do tratamento de água de Caxias.

Sistema de Água – Diagrama unifilar do tratamento de água de Caxias.

O sistema de abastecimento de água de Caxias-Ma tem como principais mananciais o rio Itapecuru, o riacho Ponte e mais de 80 poços tubulares distribuídos na zona rural e urbana. Os sistemas simplificados (poços) são necessários para auxiliar a produção das ETAs (Estações de Tratamento de Água) devido ao relevo do município ser bastante acidentado.

Qualidade da água distribuida: A qualidade da água distribuída é comprovada diariamente, através de análise bacteriológica e físico-químicas das amostras coletadas na saída das ETA’S e dos poços profundos, bem como em pontos estratégicos ao longo da rede de distribuição, com o objetivo de atender ao número mínimo de amostras exigido pela portaria 0518/04 do Ministério da Saúde. Demonstramos a qualidade da água através de nosso Relatório Anual de Potabilidade (Decreto Federal 5.440/2005) que enviamos a todas as residências e nas contas de água mensalmente.

Qualidade da água dos mananciais: A qualidade dos mananciais rio Itapecuru e riacho Ponte é regulamentada com base na Resolução CONAMA N° 357/2005 do Ministério do Meio Ambiente, sendo responsável por este monitoramento o órgão ambiental do Estado.

LEMBRETE: Aos finais de semana (quinzenalmente ou mensalmente) são realizadas paradas para manutenção dos equipamentos e limpeza dos floculadores, decantadores e filtros. As paralisações programadas são necessárias para que continuemos a fornecer água de boa qualidade e em grande quantidade à população caxiense.

Disk Saae 195
Site produzido por Revo Mídia